O Google está distribuindo a versão final do Android 5.0 Lollipop aos dispositivos Nexus, e outras fabricantes estão fazendo o mesmo para seus dispositivos. Conheça os detalhes da melhor versão do Android com esta lista de dicas e truques, reunindo os novos recursos – grandes e pequenos – que foram incorporados ao sistema operacional.

Vale lembrar que alguns dos recursos abaixo já estão presentes em skins de fabricantes, ou em apps de terceiros. Aqui, estamos falando do Android puro, de funcionalidades que não requerem instalações adicionais e nem estão restritas a uma só fabricante.

>>> Os smartphones e tablets que vão receber atualização oficial para o Lollipop
>>> Por que estamos encantados com o Android 5.0 Lollipop

1. Transferir configurações com o “tap and go”

Quando você configura um dispositivo com Lollipop pela primeira vez, surge a opção do “Tap & go”. Se você aproximá-lo de outro dispositivo com Lollipop, isso transfere sua conta do Google, configurações, dados e apps via NFC e Bluetooth. Seus widgets e papel de parede serão enviados também.

2. Lidar com notificações na tela de bloqueio

No Lollipop, todas as suas notificações do app aparecem na tela de bloqueio. Não só isso, mas você pode interagir com elas também. Deslize para descartar, toque para responder e assim por diante. Um toque duplo leva você até o app em questão.

Para ocultar o conteúdo das notificações, vá até Configurar -> Som e notificação -> Com o dispositivo bloqueado. Lá, você também pode desligar as notificações na tela de bloqueio, se quiser.

Novidades do Lollipop (9)

3. Desbloquear a tela de forma inteligente

Com um dispositivo confiável, que se conecta via Bluetooth ou NFC, o Android desativa automaticamente o código de segurança no seu Android. Isto significa que você não precisa desbloquear um dispositivo Lollipop o tempo inteiro quando você estiver no carro ou usando um smartwatch, por exemplo. Vá até Configurar -> Segurança -> Smart Lock -> Dispositivos confiáveis para ativar isto.

Também é possível manter seu gadget desbloqueado em um local específico: sua casa, seu trabalho ou onde for. Para isso, vá até Configurar -> Segurança -> Smart Lock -> Locais de confiança e escolha onde seu smartphone ou tablet será desbloqueado automaticamente. (Caso essa opção não esteja disponível, é preciso atualizar o Play Services.)

Você ainda pode desbloquear o smartphone ou tablet usando o rosto, assim como no KitKat e Jelly Bean. Mas no Lollipop, ele não mostra seu rosto: a tela de bloqueio exibe as notificações e faz o reconhecimento facial no plano de fundo. Basta ir em Configurar -> Segurança -> Smart Lock -> Rosto de confiança e ativar a função.

4. Priorizar seus apps

Novidades do Lollipop (3)

O Android 5.0 Lollipop permite configurar uma lista de apps importantes que podem exibir notificações no modo “não perturbe”. Vá até Configurar -> Som e notificação -> Notificações de apps e você pode optar por bloquear cada aplicativo ou marcá-lo como prioritário.

Pressione o botão de volume no dispositivo para ativar o modo de prioridade, que pode ser por tempo indeterminado ou por quantas horas você quiser. Nesse modo, aparece uma estrela na barra de status.

5. Pendurar uma placa de “não perturbe”

Novidades do Lollipop (7)

Isso funciona mais ou menos como as notificações prioritárias de apps que mencionamos acima, mas tem a ver com a hora do dia. Vá até Configurar -> Som e notificação -> Interrupções para configurá-lo.

Você pode ajustá-lo para funcionar à noite, quando você não quer ser incomodado. Claro, você pode deixar alguns contatos, mensagens e alarmes interromperem você, se necessário.

6. Fixar aplicativos

Novidades do Lollipop (2)

Se você quiser emprestar seu dispositivo para seu filho ou amigo, é possível “fixá-lo” em um único app, para que ninguém fique bisbilhotando seu celular ou tablet.

Primeiro, ative o recurso em Configurar -> Segurança -> Fixação de tela. Então toque no botão quadrado para ativar a tela de multitarefa: no canto inferior direito da tela, você verá um ícone de tachinha (puxe para cima para vê-lo). Toque nele para ativar o modo fixo.

Para liberar o aparelho, toque os botões Voltar e Multitarefa ao mesmo tempo. Ele então pedirá seu código de bloqueio – a senha ou aquele padrão de ligar os pontos. (Se sua tela de bloqueio não estiver protegida, qualquer pessoa poderá sair do modo fixo.)

7. Entrar no Modo Convidado

Novidades do Lollipop (6)

Compartilhar dispositivos com outras pessoas (amigos, colegas, familiares, crianças distraídas) pode ser uma dor de cabeça, mas o novo Modo Convidado do Lollipop facilita isso.

Puxe a barra de notificações e toque no seu avatar (no canto superior direito). Em seguida, toque em Adicionar convidado no menu que se abre (ou apenas em Convidado, caso você já tenha feito este processo antes).

8. Ir direto às configurações de um app

Novidades do Lollipop (8)

Toque e segure uma notificação, e vai aparecer um botão “i” que levará você às opções de notificação do app. Alguns apps também possuem um botão de engrenagem, que levará você direto às configurações do app. Isso não está disponível para todos os apps.

9. Voltar aos seus apps abertos após reiniciar

Se você reiniciar o dispositivo em qualquer versão anterior ao Android 5.0, todos os seus apps abertos recentemente desaparecerão. No Lollipop, eles ainda estão presentes na tela de multitarefa (agora chamada Overview/Visão Geral), para que você possa voltar rapidamente a uma conversa ou website.

Vale notar que nem todo app se lembrará exatamente onde você estava antes de reiniciar. Para remover um card da lista, deslize-o para a esquerda ou para a direita.

10. Prever a duração da bateria

Novidades do Lollipop (1)

O Android 5.0 Lollipop consegue prever quanto tempo resta até que a bateria acabe, ou quanto tempo você precisa esperar até que o dispositivo esteja totalmente carregado. Abra a tela de notificações e toque no ícone da bateria para ver isso. (A previsão de tempo de carregamento aparece na tela de bloqueio também.)

11. Economizar bateria

O Android 5.0 Lollipop inclui um modo embutido para economia de bateria. Vá em Configurar -> Bateria, toque no botão “…” no canto superior direito e depois em “Economia de bateria”.

Você pode ativar o recurso automaticamente aos 15% ou 5% de bateria, ou até mesmo ligá-lo e desligá-lo manualmente. Ele desativa parte da sincronização em segundo plano, as vibrações, e faz outros ajustes também.

12. Jogar um clone de Flappy Bird feito pelo Google

Novidades do Lollipop (2)

Toda versão do Android tem um easter egg, e o Lollipop não é exceção. Vá até Configurar -> Sobre o telefone e toque rapidamente quatro vezes no campo “Versão do Android”. Vai aparecer um pirulito: toque várias vezes nele e depois segure. Isso abre um clone de Flappy Bird com o robozinho do Android no lugar do pássaro. O jogo é tão difícil quanto o original.

13. Pesquisar por configurações e redes Wi-Fi

A barra de pesquisa do Google está ficando mais onipresente a cada versão do Android, e no Lollipop ela chegou ao app Configurar. Toque o ícone da lupa para usá-la. Pode ser uma maneira rápida de encontrar uma opção especial que você esteja procurando. Você pode usar o mesmo recurso para abrir redes Wi-Fi salvas também.

14. Melhorar a legibilidade do texto

No Lollipop, há um novo recurso experimental chamado “Texto em alto contraste”. Basicamente, ele dá um contorno preto a um texto branco ou difícil de ler quando ele estiver sobre um fundo claro. Isso funciona no texto “OK Google” da barra de pesquisa na tela inicial, por exemplo. Vá até Configurar -> Acessibilidade -> Texto em alto contraste para ativar isso.

15. Usar o Chromecast mais rapidamente

Novidades do Lollipop (3)

Há um app oficial do Chromecast do Google que permite a você transmitir sua tela a partir de qualquer dispositivo rodando Android 4.4.2 ou superior, mas esse recurso foi embutido no Android 5.0. Basta puxar a gaveta de notificações duas vezes e tocar em “Transmitir tela” para localizar o seu Chromecast e levar o conteúdo para a TV.

16. Usar uma lanterna pré-instalada

Existem inúmeros apps de lanterna na Play Store, por isso o Google decidiu embutir isso no Lollipop. Puxe para baixo a barra de notificações, e toque na barra superior para revelar o app da lanterna – ela está ao lado das outras opções, como o modo avião. A lanterna só aparece se o dispositivo tiver um flash LED ao lado da câmera.


Tem mais algum recurso do Lollipop que você curte? Diga para a gente nos comentários.

Atualizado às 15h07