1ª piada da história foi feita há 4.000 anos no maior estilo “quinta série”
Contar uma boa (ou não tão boa assim) piada faz parte da forma como os seres humanos socializam e se conectam. Mas já parou para pensar qual foi a primeira piada a ser contada? É difícil dizer com precisão, mas o primeiro registro remonta de 2300 a.C. Acompanhe!
O professor da Universidade de Wolverhampton, Paul McDonald, explicou ao Guinness World Records que a primeira piada do mundo está preservada em tabuletas desgastadas que datam da antiga Babilônia.
A piada é no melhor estilo “quinta série”… Já que fala sobre flatulência, mostrando o apelo universal do humor de banheiro que transcende fronteiras temporais.
A sacada reflete um ditado dos antigos sumérios — povo que vivia na região sul de onde hoje em dia é o Iraque:
“Algo que não acontece desde tempos imemoriais: uma jovem jamais peida no colo do marido”
Por mais que atualmente esse tipo de humor não tenha tanta graça assim, esses artefatos históricos sugerem a persistente inclinação humana por humor arriscado, vulgar e muitas vezes irreverente.
O que é considerado piada?
Segundo o pesquisador, piadas têm uma estrutura definida de três “atos”, como uma peça de teatro. Elas apresentam uma situação clara, se desenvolvem e possuem uma sacada final que faz rir.
“O Dave Historical Humour Study mostra que piadas variaram ao longo dos anos. Com algumas tomando o formato de perguntas e respostas enquanto outras são provérbios espertos ou uma adivinhação”, disse o professor.
“O que elas todas têm em comum é uma disposição para lidar com tabus e um nível de rebeldia. Trocadilhos modernos, piadas sobre garotas de Essex [o equivalente britânico a piadas de português] e humor de banheiro têm todos origens nas mais antigas identificadas nesta pesquisa”, explicou Paul McDonald.