Ciência

1ª piada da história foi feita há 4.000 anos no maior estilo “quinta série”

A piada foi encontrada em tabuletas desgastadas que datam da antiga Babilônia e mostra que certas piadas transcendem fronteiras temporais
Imagem: The Metropolitan Museum of Art/Reprodução

Contar uma boa (ou não tão boa assim) piada faz parte da forma como os seres humanos socializam e se conectam. Mas já parou para pensar qual foi a primeira piada a ser contada? É difícil dizer com precisão, mas o primeiro registro remonta de 2300 a.C. Acompanhe!

O professor da Universidade de Wolverhampton, Paul McDonald, explicou ao Guinness World Records que a primeira piada do mundo está preservada em tabuletas desgastadas que datam da antiga Babilônia.

A piada é no melhor estilo “quinta série”… Já que fala sobre flatulência, mostrando o apelo universal do humor de banheiro que transcende fronteiras temporais.

A sacada reflete um ditado dos antigos sumérios — povo que vivia na região sul de onde hoje em dia é o Iraque:

“Algo que não acontece desde tempos imemoriais: uma jovem jamais peida no colo do marido”

Por mais que atualmente esse tipo de humor não tenha tanta graça assim, esses artefatos históricos sugerem a persistente inclinação humana por humor arriscado, vulgar e muitas vezes irreverente.

O que é considerado piada?

Segundo o pesquisador, piadas têm uma estrutura definida de três “atos”, como uma peça de teatro. Elas apresentam uma situação clara, se desenvolvem e possuem uma sacada final que faz rir.

“O Dave Historical Humour Study mostra que piadas variaram ao longo dos anos. Com algumas tomando o formato de perguntas e respostas enquanto outras são provérbios espertos ou uma adivinhação”, disse o professor.

“O que elas todas têm em comum é uma disposição para lidar com tabus e um nível de rebeldia. Trocadilhos modernos, piadas sobre garotas de Essex [o equivalente britânico a piadas de português] e humor de banheiro têm todos origens nas mais antigas identificadas nesta pesquisa”, explicou Paul McDonald.

Assine a newsletter do Gizmodo

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas