Ciência

1º biscoito assado no espaço está em exposição e mantém aroma

Jornada deste biscoito começou em de 2019, quando um forno especial, projetado para funcionar em gravidade zero, foi enviado à ISS
Imagem: Smithsonian/Reprodução

O primeiro biscoito assado no espaço está agora em exibição. O biscoito, que ainda mantém seu aroma apetitoso, foi assado por astronautas da ISS (Estação Espacial Internacional) e representa um marco na história da exploração espacial.

A jornada deste biscoito começou em novembro de 2019, quando um forno especial — projetado para funcionar em microgravidade — foi enviado à ISS junto com cinco biscoitos congelados. O experimento, liderado pelo astronauta italiano Luca Parmitano e pela americana Christina Koch, tinha como objetivo descobrir o tempo e a temperatura ideais para assar biscoitos no espaço.

O primeiro biscoito foi assado por 25 minutos, porém, ficou cru. Os cientistas só obtiveram sucesso ao deixar a iguaria cozinhando por 120 minutos. O resultado foi um biscoito dourado e apetitoso, mas a questão permaneceu: seria seguro comê-lo? Por precaução, os astronautas enviaram os biscoitos de volta à Terra para que a NASA examinasse eles.

Os biscoitos chegaram congelados em Houston, nos Estados Unidos, após uma viagem a bordo de uma cápsula da SpaceX. A verdade é que, até o momento, não se sabe se os biscoitos são seguros para consumo.

Agora, um desses biscoitos pioneiros está em exibição no Museu Nacional do Ar e Espaço, em Washington, nos EUA. Assim, os visitantes de todo o mundo podem admirar não apenas sua forma e cor, mas também seu aroma.

Como os astronautas cozinham no espaço

Na prática, a comida espacial pode ser enlatada, embrulhada em papel alumínio — com baixa umidade –, pré-cozida e desidratada. Assim, no último caso, antes de comer, os astronautas precisam utilizar uma câmara de reidratação para devolver a água aos alimentos e depois aquecê-los.

O responsável por elaborar o cardápio dos astronautas é o Space Food Systems Laboratoty, da NASA. A agência desidrata e embala a vácuo os alimentos para que não estraguem.

No vídeo abaixo, o astronauta canadense Chris Hadfield mostra como se reidrata um alimento.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas