1º de maio: 6 filmes para assistir no Dia do Trabalho
Nesta quarta-feira (1º), é comemorado o Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho, ou Dia Internacional dos Trabalhadores. A data é uma homenagem ao dia 1º de maio de 1886, quando uma greve começou na cidade norte-americana de Chicago. Tinha o objetivo de conquistar melhores condições de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas.
Para quem quer curtir o feriadão em casa, o Giz Brasil separou seis filmes com o tema trabalho, que são inspiradores para a data e estão disponíveis no streaming. Se liga só:
Parasita (2019)
Lançado em 2019, Parasita é um thriller sul-coreano que apresenta uma crítica social oriunda de relações entre diferentes classes sociais. O filme, dirigido por Bong Joon Ho (Okja) entrou para história ao conquistar o Oscar de Melhor Filme – o primeiro não falado em inglês a vencer esta categoria na história da premiação. Além disso, segundo o IMDb, a produção possui mais de 300 vitórias em diferentes premiações, incluindo Critics Choice Awards e Globo de Ouro
Na trama de “Parasita”, toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrar também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.
“Parasita” está disponível no Telecine, além de pode comprar ou alugar no Youtube ou Apple TV.
Um Senhor Estagiário (2015)
“Um Senhor Estagiário” acompanha Jules Ostin (Anne Hathaway), uma criadora de um site bem-sucedido de vendas de roupas que, apesar de ter apenas 18 meses, já tem mais de duas centenas de funcionários. Ela leva uma vida bastante atarefada, devido às exigências do cargo e ao fato de gostar de manter contato com o público.
Quando sua empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa, cabe a ela trabalhar com o viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro). Aos 70 anos, Ben leva uma vida monótona e vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. Por mais que enfrente o inevitável choque de gerações, logo ele conquista os colegas de trabalho e se aproxima cada vez mais de Jules, que passa a vê-lo como um amigo.
Com direção e roteiro de Nancy Meyers, a produção tem no elenco nomes como Robert De Niro, Anne Hathaway, Rene Russo e Adam DeVine. A produção está disponível no HBO Max e Prime Video.
Jobs (2013)
Em 1976, Steve Jobs (Ashton Kutcher) abandona a faculdade e, junto com seu amigo Steve Wozniak (Josh Gad), um gênio da tecnologia, inicia uma revolução informática com a invenção do Apple 1, o primeiro computador pessoal. A máquina, construída na garagem dos pais de Jobs, e a fundação da empresa Apple mudam o mundo para sempre.
Steve é um sujeito de personalidade forte, dedicado, que não se incomoda de passar por cima dos outros para atingir suas metas, o que faz com que tenha dificuldades em manter relações amorosas e de amizade. Com direção de Joshua Michael Stern, “Jobs” está disponível na Netflix e Prime Video.
A Rede Social (2010)
Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.
Com Direção de David Fincher e roteiro de Aaron Sorkin, a produção tem como foco contar sobre a criação do Facebook. O elenco conta com nomes como Jesse Eisenberg, Justin Timberlake, Andrew Garfield, Aaron Sorkin, Armie Hammer e Dakota Johnson. O longa “A Rede Social” está disponível na Netflix e HBO Max.
À Procura da Felicidade (2006)
Em “À Procura da Felicidade”, Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos.
Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa.
Porém, seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão. Com direção de Gabriele Muccino e roteiro de Steve Conrad, o longa está disponível no HBO Max, Netflix e Star+.
O Diabo Veste Prada (2006)
Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim. “O Diabo Veste Prada” está disponível no Star+.