Willard Carroll Smith Jr., ou simplesmente como Will Smith. Aos 53 anos, ele já completou mais de 30 anos de carreira como ator em filmes e séries e ainda segue como um dos atores mais reconhecidos de sua geração. 

Por conta do desentendimento com Chris Rock, o nome de Will Smith no Oscar 2022 sempre ficará atrelado com o polêmico tapa, mas a premiação foi muito importante para ele por outros motivos: foi nesta noite que ele levou sua primeira estatueta, mais de 20 anos após ser indicado pela primeira vez ao prêmio.

Conhecido pelas atuações em “Bad Boys”, “Independence Day”, “Eu, Robô”, “Eu Sou a Lenda”, “Hancock” e “MIB – Homens de Preto”, Smith já foi duas vezes indicado ao Oscar de melhor ator pelas atuações em “Ali” e “À Procura da Felicidade”. 

O eterno Will de “Um Maluco no Pedaço”, produção que o consagrou aqui no Brasil, é considerado um dos melhores atores das últimas décadas, com versatilidade para ação, comédia romântica e até ficção científica. 

Para exaltar seu primeiro Oscar de Melhor Ator, separamos abaixo os 15 melhores filmes da carreira de Will Smith disponíveis em streaming. A seleção é baseada nos principais agregadores de notas de produções cinematográficas —o que definitivamente não inclui sua atuação em “Esquadrão Suicida”. Confira: 

1 – À Procura da Felicidade (2006)

Em um filme extremamente emocionante, Will Smith interpreta Chris, um marido que foi abandonado pela esposa por conta dos problemas financeiros e agora precisa cuidar sozinho de seu filho. A trama retrata sua busca pela ascensão, algo angustiante ao observarmos os insucessos de Chris ao longo da produção.

O filme está disponível no Amazon Prime Video, YouTube, Google Play Filmes, Apple TV e HBO Max.

2 – Os Bad Boys (1995)

Nos anos 90, Will Smith já tinha mostrado sua força para a comédia com “Um Maluco no Pedaço”. O diretor Michael Bay soube utilizar todo o charme e bom humor do ator, só que em um filme de ação.

Em “Os Bad Boys”, Will Smith assume o papel de um policial (Mike Lowrey) que, com seu parceiro Marcus Burnett (Martin Lawrence), precisa investigar o roubo de uma carga de heroína avaliada em 100 milhões de dólares. Na trama, eles contam com a ajuda de uma testemunha, Julie (Téa Leoni), para desvendar esse mistério.

O filme está disponível no YouTube, Google Play Filmes, Amazon Prime Video, Apple TV e Netflix.

3 – MIB: Homens de Preto (1997)

Depois de “Bad Boys”, Will Smith ficou conhecido por manter a postura de herói de ação sem perder o humor. Dois anos depois, seu carisma foi levado para o território da ficção científica com “MIB: Homens de Preto”.

Aqui, o ator novamente assume o papel de um policial, só que ao invés de enfrentar os problemas do mundo real, ele é contratado para uma organização secreta que lida com a presença alienígena na Terra, cujo objetivo é manter a situação sob controle. Como o novato e maravilhado J, Smith representa o fascínio do público com o mundo dos ETs, e faz um excelente par inusitado com o amargurado veterano K, vivido por Tommy Lee Jones.

O filme está disponível no Star+, Amazon Prime Video, YouTube, Google Play Filmes, Apple TV e Netflix.

4 – Hitch – Conselheiro amoroso (2005)

Conheça Hitch (Will Smith), o melhor conselheiro amoroso da cidade de Nova York. Amor é a sua especialidade e ele lhe garante que você pode ficar com a garota de seus sonhos em apenas 3 encontros.

Na trama, Will vive o consultor de relacionamentos que trabalha de forma anônima e é contratado para ajudar um contador tímido a conquistar a mulher dos seus sonhos. Mas ele acaba se apaixonando por uma jornalista e corre o risco de ter sua identidade revelada.

5 – Eu Sou a Lenda (2007)

Em “Eu Sou a Lenda”, Smith assume o papel de um brilhante cientista que é o único sobrevivente de uma epidemia que transformou todos os seres humanos em mutantes que devoram seres humanos. Além de tentar procurar outros sobreviventes, ele também tenta desenvolver uma cura para a praga a partir de seu sangue, que é imune.

O filme está disponível no YouTube, Google Play Filmes, Apple TV, Amazon Prime Video e HBO Max.

6 – King Richard: Criando Campeãs (2021) 

O filme mais recente da lista e do currículo de Will Smith é o que ele interpreta Richard Williams, pai de Venus e Serena. O treinador dedicado fará de tudo — inclusive usar métodos nada convencionais — para tornas as duas as maiores atletas de todos os tempos. A interpretação do autor no longa garantiu a ele o Oscar de Melhor Ator em 2022.

O filme está disponível no YouTube, Google Play Filmes, Apple TV e HBO Max.

7 – Inimigo do Estado (1998)

No papel de Robert Clayton Dean, um advogado bem-sucedido, Will Smith acaba recebendo um vídeo comprometedor de um oficial do alto escalão do governo. Na tentativa de silenciar o protagonista, uma caçada para eliminá-lo começa e Dean precisa escapar para salvar sua vida e provar sua inocência.

O filme está disponível no Start+.

8 – Sete Vidas (2008)

Ben Thomas (Will Smith) é um agente do imposto de renda que possui um segredo trágico. Por conta disso, ele é um homem que tem um grande sentimento de culpa, o que faz com que salve as vidas de completos desconhecidos. Porém, tudo muda quando ele conhece Emily Posa (Rosario Dawnson), pela primeira vez é Ben quem tem a chance de ser salvo.

O filme está disponível na Netflix.

9 –  Eu, Robô (2004)

O filme se passa em 2035, ano em que robôs são usados para ajudar os seres humanos e governados por uma lei que os impede de praticar violência contra pessoas. Porém, um assassinato acontece e o principal suspeito é exatamente uma máquina. O detetive Del Spooner, interpretado por Will, precisa investir o caso e descobrir o que realmente aconteceu.

O filme está disponível no Star+.

10 – Independence Day (1996)

O filme conta a história de uma hipotética invasão alienígena à Terra, destruindo diversas cidades e devastando boa parte do globo. Preparados para um ataque iminente dos extra-terrestres, a humanidade precisa se unir antes que uma catástrofe mundial ocorra.

Na tentativa de combater os invasores, um grupo bem heterogêneo de pessoas — o que inclui o capitão Steven Hiller (Will Smith) —organiza um contra-ataque exatamente no dia 4 de julho, data do feriado de independência dos Estados Unidos.

O filme está disponível no Star+.

11 – Seis Graus de Separação (1993)

Embora aparente ser um pouco datado, esse filme apresenta uma das melhores interpretações de Will Smith. Ele assume o papel de Paul, um jovem negro socorrido por um casal da alta sociedade de Manhattan. Na casa deles, Paul conta que conhece seus filhos e ainda se mostra um excelente cozinheiro, mas tudo para encobrir suas intenções vigaristas.

O filme está disponível no Amazon Prime Video e Apple TV.

12 – Projeto Gemini (2019) 

Henry Brogan (Will Smith) é um assassino profissional conhecido por sua eficácia. Prestes a se aposentar, ele começa a ser atacado por um competidor à altura: um agente secreto que consegue prever todos os seus movimentos. Logo, Henry descobre que se trata de um clone seu, mais jovem, enviado pela Agência de Inteligência de Defesa dos Estados Unidos, que guarda um grande segredo.

O filme está disponível na Netflix, Amazon Prime Video, Apple TV e Google Play Filmes. 

13 – Hancock (2008)

Hancock (Will Smith) é um super-herói que perdeu a popularidade que tinha, devido às suas tentativas de resgate pouco convencionais. Após salvar Ray Embrey (Jason Bateman), um agente de relações públicas, ele se oferece para ajudá-lo a melhorar sua imagem. A ideia não é bem aceita por Mary (Charlize Theron), a esposa de Ray, que mostra ao marido que Hancock teve uma ordem de prisão contra si lançada. Ray então sugere que Hancock se entregue, mesmo podendo escapar da prisão na hora que quisesse, para dar o exemplo e iniciar a mudança de sua imagem junto ao público. Ray acredita que, com Hancock preso, a criminalidade irá disparar e, com isso, a população chamará de volta seu herói.

O filme está disponível no YouTube e Netflix. 

14 – Golpe Duplo (2015)

Após uma tragédia pessoal, Howard (Will Smith) entra em depressão e passa a escrever cartas para a Morte, o Tempo e o Amor – algo que preocupa seus amigos. Mas o que parece impossível, se torna realidade quando essas três partes do universo decidem responder. Morte (Helen Mirren), Tempo (Jacob Latimore) e Amor (Keira Knightley) vão tentar ensinar o valor da vida para o protagonista.

O filme está disponível na HBO Max, Amazon Prime Video, Youtube e Google Play Filmes. 

15 – Depois da Terra (2013)

Este é um dos filmes que Will contracena com o seu filho, Jaden Smith, famoso por interpretar o “Karate Kid”. No futuro, um pai e seu filho ficam isolados no inóspito planeta Terra e precisam encontrar um jeito de voltar para casa.

Cypher (Will) embarca em uma viagem espacial ao lado do filho Kitai (Jaden), mas uma chuva de asteroides força a dupla a pousar na Terra, que há mil anos não é habitada por humanos. Cypher é gravemente ferido e Kitai precisa enfrentar grandes perigos na busca do sinalizador, o único objeto que pode ajudá-los a voltar para casa.