“20 Dias em Mariupol”: documentário de guerra tem 1ª exibição na Ucrânia
“20 Dias em Mariupol”, documentário premiado de um jornalista na cidade ucraniana sitiada pela Rússia durante a Guerra da Ucrânia, estreou no país neste sábado (3).
Médicos e socorristas ucranianos que participaram do filme estiveram na exibição, que terminou em lágrimas e aplausos do público em um cinema da capital Kiev. As informações são da Associated Press.
Um hospital de Mariupol foi a peça central do filme, que retratou a luta pela cidade em seus primeiros 20 dias. Entenda a linha do tempo do primeiro ano da guerra nesta matéria do Giz Brasil.
O documentário da AP News e da PBS Frontline, feito pelo jornalista Mstyslav Chernov, o fotógrafo Evgeniy Maloletka e a produtora Vasilisa Stepanenko, mostra trechos das cerca de 30 horas de filmagem da equipe no local.
“20 Dias em Mariupol”: prêmios
O trio rendeu à AP o Prêmio Pulitzer de serviço público em maio deste ano, após resistirem pelo maior período de tempo em Mariupol. Durante o período, trechos de imagens foram compartilhadas por celular, antes do envio dos registros completos na saída da cidade.
O documentário de 94 minutos também recebeu prêmios em outras ocasiões, como no concurso Cinema for Peace, no Cleveland International Film Festival e no Sundance Film Festival, em janeiro.
Além disso, o prestigiado Festival Sundance de Cinema marcou a estreia mundial do filme e contou com uma entrevista de Chernov. A partir de julho deste ano, “20 Dias em Mariupol” chegará aos cinemas norte-americanos. Assista ao trailer abaixo: