23 temporadas de “Law & Order SVU”: qual o segredo da longevidade do seriado

No ar desde 1999, “Law & Order: Special Victims Unit” (SVU) lida com crimes sexuais e já superou o tempo no ar da produção original da franquia
Universal TV comemora "Dia da Série": fãs vão fazer a programação; veja data
Imagem: Reprodução/NBC

No mundo dos seriados, os spin-offs raramente sobrevivem à série original. Mas existem exceções e “Law & Order: Special Victims Unit” desafia –e pulveriza– as previsões. A produção está no ar desde 1999, e já alcançou sua 23ª temporada.

“Law & Order”, o programa original que deu origem à franquia durou 20 temporadas entre 1990 e 2010 e era mais focado em julgamentos. Ela gerou vários spin-offs, mas apenas “Special Victims Unit” (SVU), ou “Unidade de Vítimas Especiais” em português, replicou essa longevidade.

E vai além: a série não tem previsão de encerramento e até criou seu próprio spin-off, o “Law & Order: Organized Crime”, estrelada pelo ator Christopher Meloni, membro original do SVU, que estreou em abril de 2021 e tem como protagonista o detetive Elliot Stabler, agora em suas próprias aventuras.

O programa original “Law & Order” cobria homicídios e outros crimes de alto perfil na cidade de Nova York. O SVU lida com crimes de natureza sexual. “Organized Crime” (“Crime Organizado”) segue Elliot Stabler enquanto luta contra as gangues criminosas.

Shows spin-offs de “Law & Order” anteriores a “Organized Crime” trataram de outros aspectos do sistema legal. Teve o “Criminal Intent”, que seguiu os detetives da Unidade de Crimes Graves do NYPD e o “Trial by Jury”, que se concentrou em situações de tribunal.

Apesar dessas diferenças de assunto, a maioria das séries da franquia “Law & Order” tem temas semelhantes e seguem uma estrutura padrão. O criador Dick Wolf disse ao The New York Times que todos os seus programas seguem um formato de duas partes: uma parte de mistério de assassinato e uma parte de mistério moral. 

A chave do sucesso e longevidade: Olivia Benson

A série SVU, que começou pouco antes do milênio e se concentrou no abuso sexual e no trauma das camadas mais vulneráveis ​​da sociedade, encontrou sua luz e voz desde o início graças à incorporação completa e dedicada de sua detetive principal, Olivia Benson –interpretada magistralmente pela atriz Mariska Hargitay, 58 anos.

Law & Order SVU

Imagem: Divulgação/Reprodução NBC

Por mais populares que outros personagens do universo “Law & Order” possam ser, nenhum chegou perto da empatia de Olivia Benson. E não apenas popular em “Law & Order”, mas em toda a TV norte-americana. Em 2015, em uma pesquisa da agência de entretenimento Trailer Park, 21% dos espectadores escolheram Benson como sua personagem feminina favorita. Cookie Lyon de “Empire” (Taraji P. Henson) ficou em segundo lugar com 8%, e “a Game of Thrones” Daenerys Targaryen em terceiro com 7%, segundo informações da Glamour

A indústria concorda. Desde 1990, vários membros do elenco principal de “Law & Order” e “SVU” foram indicados ao Emmys, incluindo Michael Moriarty quatro vezes, Sam Waterston três vezes e Jerry Orbach, Meloni e Shirley Knight com uma indicação cada.

Porém, a atriz Mariska Hargitay por sua vez, foi indicada oito vezes e é o único membro do elenco principal a vencer, segundo o The Emmys.

Não é nenhum segredo que o público sintoniza os programas de TV porque se apaixona pelos personagens e gosta de passar tempo com eles. Os fãs estão sintonizando “SVU” há mais de 20 anos para ver Olivia Benson. Nenhum outro personagem do universo “Law & Order” teve tanta atração e carisma.

“Law & Order: Special Victims Unit”  lida com crimes sexuais, aborda temas difíceis como estupro, incesto e tráfico humano. Obviamente, são questões extremamente dolorosas que, infelizmente, muitos já passaram. 

Para esses espectadores que passaram por traumas parecidos, assistir “SVU” é uma experiência que pode despertar gatilhos. Porém, a série é bem-sucedida pela maneira como lida com esses problemas. Centra a narrativa nas pessoas que são vitimizadas e é enfaticamente anti-perpetrador. 

Nesse cenário, Olivia Benson é a melhor representante do ponto de vista do programa. Como personagem, nenhum detetive é mais trabalhador ou empático que ela. 

A atriz Mariska Harigtay está bem ciente do impacto que o programa tem em seus fãs e do senso de responsabilidade que lhe confere.

“Eu fui rapidamente informada sobre como esse programa estava afetando as pessoas”, ela disse à TV Guide Magazine em 2018. “Obrigado… eu nunca contei a ninguém antes [sobre meu abuso sexual]'”, disse Hartigay. “Sempre foi uma conexão pessoal”. 

O show seguiu bem, mesmo com a saída de Stabler

Law & Order SVU

Imagem: Divulgação/Reprodução NBC

Olivia Benson é a campeã de popularidade da séria, mas não é a única detetive querida em “SVU”. Os fãs regularmente escolhem outros detetives de “SVU” como seus favoritos, como John Munch de Richard Belzer, Fin Tutuola de Ice-T e Elliot Stabler de Christopher Meloni. 

Stabler foi o parceiro de Benson nas primeiras 12 temporadas, e um ingrediente importante na fórmula do sucesso. Ele é outro “bom policial” perseguindo criminosos inequivocamente “maus”, então é fácil torcer por ele. Stabler é durão, como Benson, mas também é rápido com uma frase à custa dos criminosos “SVU”. Além disso, a dinâmica “será ou não será” de Stabler e Benson nas primeiras temporadas foi um antídoto bem-vindo para o assunto sombrio do programa. 

Perder um personagem principal querido como Stabler normalmente decepcionaria os espectadores, mas “SVU” continuou por mais 10 temporadas sem ele. Naquela época, o programa centrou a maioria das histórias não investigativas apenas sobre Benson, concentrando-se em sua ascensão na carreira da polícia de Nova York, suas lutas na meia-idade e suas aventuras com a maternidade solteira. 

“Law & Order: SVU” é exibido toda terça-feira, às 21h30, no canal pago Universal TV. Também está disponível no Globoplay. Mais informações da série podem ser obtidas no site oficial.
Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas