_Cultura

23 temporadas de “Law & Order SVU”: qual o segredo da longevidade do seriado

No ar desde 1999, “Law & Order: Special Victims Unit” (SVU) lida com crimes sexuais e já superou o tempo no ar da produção original da franquia

Universal TV comemora "Dia da Série": fãs vão fazer a programação; veja data

Imagem: Reprodução/NBC

No mundo dos seriados, os spin-offs raramente sobrevivem à série original. Mas existem exceções e “Law & Order: Special Victims Unit” desafia –e pulveriza– as previsões. A produção está no ar desde 1999, e já alcançou sua 23ª temporada.

“Law & Order”, o programa original que deu origem à franquia durou 20 temporadas entre 1990 e 2010 e era mais focado em julgamentos. Ela gerou vários spin-offs, mas apenas “Special Victims Unit” (SVU), ou “Unidade de Vítimas Especiais” em português, replicou essa longevidade.

E vai além: a série não tem previsão de encerramento e até criou seu próprio spin-off, o “Law & Order: Organized Crime”, estrelada pelo ator Christopher Meloni, membro original do SVU, que estreou em abril de 2021 e tem como protagonista o detetive Elliot Stabler, agora em suas próprias aventuras.

O programa original “Law & Order” cobria homicídios e outros crimes de alto perfil na cidade de Nova York. O SVU lida com crimes de natureza sexual. “Organized Crime” (“Crime Organizado”) segue Elliot Stabler enquanto luta contra as gangues criminosas.

Shows spin-offs de “Law & Order” anteriores a “Organized Crime” trataram de outros aspectos do sistema legal. Teve o “Criminal Intent”, que seguiu os detetives da Unidade de Crimes Graves do NYPD e o “Trial by Jury”, que se concentrou em situações de tribunal.

Apesar dessas diferenças de assunto, a maioria das séries da franquia “Law & Order” tem temas semelhantes e seguem uma estrutura padrão. O criador Dick Wolf disse ao The New York Times que todos os seus programas seguem um formato de duas partes: uma parte de mistério de assassinato e uma parte de mistério moral. 

A chave do sucesso e longevidade: Olivia Benson

A série SVU, que começou pouco antes do milênio e se concentrou no abuso sexual e no trauma das camadas mais vulneráveis ​​da sociedade, encontrou sua luz e voz desde o início graças à incorporação completa e dedicada de sua detetive principal, Olivia Benson –interpretada magistralmente pela atriz Mariska Hargitay, 58 anos.

Imagem: Divulgação/Reprodução NBC

Por mais populares que outros personagens do universo “Law & Order” possam ser, nenhum chegou perto da empatia de Olivia Benson. E não apenas popular em “Law & Order”, mas em toda a TV norte-americana. Em 2015, em uma pesquisa da agência de entretenimento Trailer Park, 21% dos espectadores escolheram Benson como sua personagem feminina favorita. Cookie Lyon de “Empire” (Taraji P. Henson) ficou em segundo lugar com 8%, e “a Game of Thrones” Daenerys Targaryen em terceiro com 7%, segundo informações da Glamour

A indústria concorda. Desde 1990, vários membros do elenco principal de “Law & Order” e “SVU” foram indicados ao Emmys, incluindo Michael Moriarty quatro vezes, Sam Waterston três vezes e Jerry Orbach, Meloni e Shirley Knight com uma indicação cada.

Porém, a atriz Mariska Hargitay por sua vez, foi indicada oito vezes e é o único membro do elenco principal a vencer, segundo o The Emmys.

Não é nenhum segredo que o público sintoniza os programas de TV porque se apaixona pelos personagens e gosta de passar tempo com eles. Os fãs estão sintonizando “SVU” há mais de 20 anos para ver Olivia Benson. Nenhum outro personagem do universo “Law & Order” teve tanta atração e carisma.

“Law & Order: Special Victims Unit”  lida com crimes sexuais, aborda temas difíceis como estupro, incesto e tráfico humano. Obviamente, são questões extremamente dolorosas que, infelizmente, muitos já passaram. 

Para esses espectadores que passaram por traumas parecidos, assistir “SVU” é uma experiência que pode despertar gatilhos. Porém, a série é bem-sucedida pela maneira como lida com esses problemas. Centra a narrativa nas pessoas que são vitimizadas e é enfaticamente anti-perpetrador. 

Nesse cenário, Olivia Benson é a melhor representante do ponto de vista do programa. Como personagem, nenhum detetive é mais trabalhador ou empático que ela. 

A atriz Mariska Harigtay está bem ciente do impacto que o programa tem em seus fãs e do senso de responsabilidade que lhe confere.

“Eu fui rapidamente informada sobre como esse programa estava afetando as pessoas”, ela disse à TV Guide Magazine em 2018. “Obrigado… eu nunca contei a ninguém antes [sobre meu abuso sexual]'”, disse Hartigay. “Sempre foi uma conexão pessoal”. 

O show seguiu bem, mesmo com a saída de Stabler

Imagem: Divulgação/Reprodução NBC

Olivia Benson é a campeã de popularidade da séria, mas não é a única detetive querida em “SVU”. Os fãs regularmente escolhem outros detetives de “SVU” como seus favoritos, como John Munch de Richard Belzer, Fin Tutuola de Ice-T e Elliot Stabler de Christopher Meloni. 

Stabler foi o parceiro de Benson nas primeiras 12 temporadas, e um ingrediente importante na fórmula do sucesso. Ele é outro “bom policial” perseguindo criminosos inequivocamente “maus”, então é fácil torcer por ele. Stabler é durão, como Benson, mas também é rápido com uma frase à custa dos criminosos “SVU”. Além disso, a dinâmica “será ou não será” de Stabler e Benson nas primeiras temporadas foi um antídoto bem-vindo para o assunto sombrio do programa. 

Perder um personagem principal querido como Stabler normalmente decepcionaria os espectadores, mas “SVU” continuou por mais 10 temporadas sem ele. Naquela época, o programa centrou a maioria das histórias não investigativas apenas sobre Benson, concentrando-se em sua ascensão na carreira da polícia de Nova York, suas lutas na meia-idade e suas aventuras com a maternidade solteira. 

“Law & Order: SVU” é exibido toda terça-feira, às 21h30, no canal pago Universal TV. Também está disponível no Globoplay. Mais informações da série podem ser obtidas no site oficial.
Sair da versão mobile