Carros

275 km/h: veja carro elétrico bater recorde andando de marcha à ré

Novo recorde supera marca de 22 anos com uma diferença de mais de 110 km/h. Carro elétrico já havia batido outros recordes em 2023
Image: Rimac/Divulgação

O hiperesesportivo elétrico Rimac Nevera entrou para o Guinness Book por um recorde inusitado: o carro mais rápido do mundo, mas andando em marcha à ré. Pilotado pelo croata Goran Drndak, o bólido alcançou impressionantes 275,74 km/h na pista de testes de Papenburg, na Alemanha. O feito demonstra a rápida evolução que os motores elétricos atingiram atualmente.

O feito do Nevera quebrou uma marca que já durava 22 anos. Anteriormente, em 2001, o britânico Darren Manning atingiu a velocidade de 165,08 km/h em marcha à ré a bordo de uma Caterham 7 Fireblade. Confira abaixo o vídeo do novo recorde sendo batido:

Com 1.914 cavalos de potência, velocidade máxima de 412 km/h e aceleração de 1,81 segundo de 0 km/h a 100 km/h, o Rimac Nevera já era conhecido por ser um dos carros mais rápidos do mundo. Em de vez um único motor para movimentar os eixos do carro, o hiperesportivo da montadora croata possui quatro motores, um para cada roda.

Com isso, a mesma potência aplicada para mover o veículo para frente também pode ser aplicada na marcha à ré. “Isso é uma mostra do que que pode ser feito com quatro motores independentes, além de ser um teste divertido para todos nós”, disse Goran ao site do Guinness após bater a marca histórica.

Rimac Nevera batendo recorde

Recorde foi batido pelo piloto croata Goran Drndak Image: Rimac/Divulgação

Em maio de 2023, o carro elétrico Rimac Nevera chegou a bater 23 recordes de velocidade em um único dia — o que em si já é um feito inédito. Em agosto do ano passado, por exemplo, o bólido fez a melhor volta de um veículo elétrico na pista de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, chegando à marca de 7 minutos e 0,928 segundos.

Produção de 150 veículos

O empresário croata Mate Rimac fundou a montadora em 2009. Na juventude, Rimac ganhou prêmios de inovação e tecnologia, chegando a transformar um BMW Série 3, de 1984, em um veículo elétrico.

Atualmente a marca conta com dois modelos de carro elétrico: o Concept One e o Nevera. Porém, a empresa produz ambos de maneira limitada. O Nevera, por exemplo, terá apenas 150 unidades comercializadas, com preços a partir de US$ 2,1 milhões (cerca de R$ 10,3 milhões). Cada carro demora em torno de uma semana para ficar pronto.

Além da produção de carros, a Rimac também produz motores elétricos e baterias para montadoras como Porsche, Jaguar, Aston Martin e Hyundai. Além disso, em 2021, a empresa criou uma joint venture com a Bugatti para produção de veículos esportivos em conjunto.

Assine a newsletter do Gizmodo

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já passou pelas redações da Editora JBC, São Paulo Shimbun, Folha de S. Paulo e Portal R7. Prefere o lado alternativo das coisas, de música a futebol.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas