35 mil fotos da Apollo na Lua são restauradas digitalmente; confira

As imagens obtidas 50 anos atrás viraram parte do livro "Apollo Remastered". Veja alguns dos cliques e a história por trás deles
35 mil fotos da Apollo na Lua são restauradas digitalmente; confira
Imagem: Nasa/JSC/ASU/Andy Saunders/Divulgação

A NASA pretende levar a humanidade de volta à Lua em 2025. Os esforços fazem parte do Projeto Artemis, que teve sua primeira missão (não tripulada) adiada no último sábado (3).

Enquanto os astronautas não retornam ao satélite, só nos resta rever as imagens da missão Apollo – agora em alta resolução. O autor britânico Andy Saunders reuniu 35 mil fotos que estavam guardadas há 50 anos no Johnson Space Center em Houston, no Texas, e realizou a restauração das peças pixel por pixel. 

Então, Sanders juntou parte das imagens e colocou-as em seu novo livro intitulado “Apollo Remastered”. A obra será lançada em comemoração ao 50º aniversário da missão Apollo 11, que levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin para passear na Lua.

A capa do livro traz a imagem do comandante Jim McDivitt olhando para a Apollo 9 em 1969. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o astronauta Tim Peake explica que, no momento do clique, McDivitt estava acoplando o módulo lunar – um momento tenso na vida de qualquer viajante espacial. Por isso, seu rosto transpareceria mais concentração do que admiração pelo cenário, como foi interpretado por muitos.

35 mil fotos da Apollo na Lua são restauradas digitalmente; confira

Imagem que compõe a capa do livro Apollo Remastered. Imagem: Nasa/JSC/ASU/Andy Saunders/Divulgação

Os astronautas deixaram muitos objetos no satélite durante suas missões, desde bandeiras até bolas de golfe. Em uma das fotos presentes no livro, é possível ver o retrato da família de Charlie Duke deixado sobre o solo lunar. A imagem foi obtida durante a missão Apollo 16, em 1972.

35 mil fotos da Apollo na Lua são restauradas digitalmente; confira

Retrato da família deixado na Lua por Charlie Duke. Imagem: Nasa/JSC/ASU/Andy Saunders/Divulgação

Outro clique marcante mostra Buzz Aldrin logo após caminhar na Lua. A restauração da imagem permite ao público enxergar até mesmo pequenas lágrimas que se formam em seus olhos, geradas provavelmente pela realização de ser um dos primeiros humanos a pisar em outro corpo celeste.

35 mil fotos da Apollo na Lua são restauradas digitalmente; confira

Fotos antes e depois da restauração mostram Buzz Aldrin emocionado dentro de módulo espacial. Imagem: Nasa/JSC/ASU/Andy Saunders/Divulgação

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas