4 apps alternativos ao iRecorder para gravar tela do celular

Não quer usar o gravador nativo? Apps também podem gravar a tela do smartphone, permitindo edições e outros recursos extras
iPhone 13: veja passo a passo para fazer a formatação
Imagem: Unsplash/Reprodução

Com a recente descoberta de que o popular app “iRecorder – Screen Recorder” é um aplicativo espião, capaz de roubar áudios, imagens e outros dados importantes do smartphone, fica a dúvida: quais opções estão disponíveis para gravar a tela do celular?

Atualizações mais recentes dos sistemas operacionais Android e iOS já contam com esse tipo de serviço embutido, sem a necessidade de um app extra. Porém, se precisar de mais recursos, como fazer lives, edições em tempo real ou gravar reacts, há algumas opções disponíveis e de graça nas lojas de aplicativos. Confira:

Usando o Android

Nem todo mundo sabe, mas desde o Android 11 é possível gravar a tela do celular sem precisar baixar nenhum app. A opção pode ser acessada por meio das Configurações Rápidas, deslizando a tela para baixo duas vezes. Se não aparecer na primeira tela, possivelmente será preciso deslizar para a direita para revelar mais opções. Depois, basta clicar no ícone Gravador de Tela e esperar a contagem regressiva.

É possível que a opção não esteja disponível nas Configurações Rápidas. Nesse caso, será preciso editar o Menu Rápido. Dependendo do seu launcher, um ícone de lápis deve aparecer entre as opções ou um sinal de “+”. Clique no ícone e arraste o Gravador de Tela para o Menu Rápido.

Usando o iOS

O iOS também conta com a opção de gravar tela sem a necessidade de apps. Nesse caso, basta entrar em Ajustes, depois em Central de Controle e clicar na opção para adicionar a Gravação da Tela. Depois, acesse o menu da Central de Controle e clique no ícone redondo e cinza. Aguarde a contagem regressiva e saia da Central de Controle para iniciar a gravação.

Apps

Se por algum motivo for preciso precisar baixar um app para gravar a tela do smartphone, há algumas opções disponíveis de graça nas lojas:

AZ Screen Recorder (Android)

Totalmente gratuito, com opção de pagar para retirar anúncios, o “AZ Screen Record” conta com recursos como gravar tela, editar imagens e até fazer lives. Ainda é possível configurar a qualidade da imagem, fazer time-lapse, rotacionar a tela, entre outros recursos.

Google Play Games (Android)

Um jeito muito fácil de gravar gameplay de partidas no celular é usando o próprio app do “Google Play Games”. Basta selecionar o jogo que estiver disponível no app e clicar no botão de gravar, localizado na parte superior da tela. Por enquanto, há apenas opção de gravar em 720p ou 480p.

DU Recorder (iOS)

Bastante completo, o “DU Recorder” se destaca pelos recursos de edição, que permitem acrescentar reações da Face Cam, áudios, mudar velocidade, entre outros. Também permite fazer lives direto para YouTube, Facebook e Twitch. O único porém é que a versão gratuita não permite retirar a marca d’água.

Go Record (iOS)

“Go Record” é uma maneira mais simples de gravar a tela do dispositivo iOS. Dentre as opções estão de gravar reações usando a Face Cam, acrescentar áudio com comentários e editar usando as ferramentas do app. Disponível para iOS 11 ou superior, o app é ideal para quem quer gravar gameplays, tutoriais e reacts.

Assine a newsletter do Gizmodo

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já passou pelas redações da Editora JBC, São Paulo Shimbun, Folha de S. Paulo e Portal R7. Prefere o lado alternativo das coisas, de música a futebol.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas