40 anos do Nintendo NES: jogue games clássicos com esses 5 emuladores para Android
Neste mês, o Nintendo Entertainment System — ou simplesmente “NES” — está completando 40 anos. O console é um dos mais bem sucedidos da história e é um dos principais responsáveis por transformar a indústria dos videogames na grande potência que é hoje.
Atualmente, é bem difícil conseguir uma versão original em pleno funcionamento do console. No entanto, graças aos avanços tecnológicos das últimas décadas, é possível executar jogos que marcaram época no NES em softwares que simulam o funcionamento da máquina: os emuladores.
Além de terem uma enorme gama de emuladores disponíveis para PC, os entusiastas de jogos retrô também podem encontrar várias ótimas plataformas desenvolvidas para dispositivos móveis.
Confira os 5 melhores emuladores do NES para Android, a seguir:
John NESS
O software é de propriedade da John Emulators, companhia com experiência no desenvolvimento de programas de emulação de jogos para os consoles da “Big N”. O John Ness combina emulador de Nintendo e Super Nintendo e conta com recursos bem interessantes, como controles personalizáveis e botões de aceleração.
Além disso, o emulador, que é um dos mais populares dentro da plataforma Android, oferece possibilidade de salvamento em nuvem, o que possibilita que os jogadores façam progresso nos games em diferentes aparelhos Android. Ele é totalmente gratuito, mas exibe alguns anúncios para os usuários.
Snes9x EX+
O Snes9x EX+ é conhecido por ter suporte para as extensões de arquivo mais comuns em ROMs e ser capaz de ler até mesmo jogos dentro de arquivos compactados. Embora os controles na tela possam ser difíceis de utilizar, ele oferece compatibilidade com um série de gamepads e teclados com conexão bluetooth.
RetroArch
Outro queridinho dos entusiastas de jogos do NES é o RetroArch, que possui uma série de ferramentas úteis e configurações avançadas, que podem agradar bastante aos jogadores mais hardcore. A plataforma é de código aberto e conta com uma fiel comunidade que está sempre trabalhando em melhorias no emulador.
Outro detalhe interessante é o suporte para transmissão de gameplays dos jogos clássicos da Nintendo diretamente em plataformas como YouTube ou Twitch. Ele também oferece compatibilidade para gamepad externo, o que pode ajudar na adaptação de jogadores que não tem familiaridade com controles na tela.
SuperRetro16
O aplicativo tem download gratuito, mas exibe alguns anúncios durante o uso e oferece algumas compras na plataforma — como uma versão livre de publicidade, por exemplo. O SuperRetro16 chegou a ficar de fora da loja de aplicativos do Google em duas ocasiões, mas agora está disponível novamente.
Um dos principais diferenciais desta versão é a compatibilidade com multijogador através da rede Wi-Fi. Assim como o John NESS, ele oferece possibilidade de armazenar dados salvos de forma segura na nuvem.
Nostalgia.NES
Assim como outros participantes desta lista, o Nostalgia.NES é gratuito, mas subsidiado com anúncios. A plataforma oferece uma gama de recursos bem completa e promete agradar, principalmente, aos usuários que já estão habituados a utilizar emuladores.
O software é baseado em uma versão atualizada do FCEUX, um emulador open source com configurações avançadas para gerenciamento de emulações. Um dos recursos mais interessantes é o modo de controlador Wi-Fi, que permite aos usuários utilizarem um segundo dispositivo Android como controle sem fio.