5 coisas para saber do Lemon8, novo app fotográfico da dona do TikTok

Conheça o Lemon8, novo aplicativo da empresa chinesa ByteDance que está ganhando popularidade entre usuários nos EUA
Lemon8
Imagem: Divulgação/ByteDance

Enquanto o TikTok está sob ameaça de banimento nos EUA, outro aplicativo da empresa chinesa ByteDance está crescendo de forma repentina: o Lemon8. De acordo com o TechCrunch, na terça-feira passada (28), o app subiu nos rankings da App Store dos EUA, tornando-se o nono mais acessado do país.

O Lemon8 é uma mistura de Instagram e Pinterest. Ele serve para publicar fotos e vídeos curtos de estilo de vida com legendas mais longas. Os temas mais comuns na plataforma são viagens, alimentação, fitness, moda e beleza.

O aplicativo está disponível para iPhone, iPad ou iPod Touch com iOS 11 ou posterior. Além disso, também funciona em celulares e tablets que executem Android 6.0 ou posterior.

O app foi lançado no Japão em abril de 2020, segundo o The New York Times, se expandindo para outros territórios em 2022, como Singapura e Indonésia. Em fevereiro deste ano, o Lemon8 chegou aos EUA e ao Reino Unido, sem muito alarde. Mas, infelizmente, ainda não está disponível no Brasil. Descubra 5 coisas sobre o aplicativo abaixo:

Serve para fazer compras?

O Lemon8 encoraja seus usuários a compartilhar suas compras com o público, a fim de ajudar outras pessoas na busca pelo produto desejado. Para facilitar o processo, uma seção permite marcar os produtos que aparecem nas fotos, informando marca e preço.

Existem usuários pagos?

De acordo com o Business Insider, a ByteDance estaria pagando influenciadores para publicar conteúdo na plataforma no Reino Unido e nos EUA, com o objetivo de promovê-la. Os criadores supostamente teriam sido instruídos a publicar de três a sete imagens verticais e legendas de 100 a 300 palavras em seus posts.

Como viralizar no Lemon8?

Como se assemelha a outras redes sociais?

O feed do app é semelhante ao do TikTok, dividindo-se entre as abas “Para você” e “Seguindo”. Como destaca o New York Times, o algoritmo dos dois também é o mesmo. Ou seja, ele é treinado de acordo com suas interações, curtidas e até mesmo pelos vídeos que você ignora.

A “For You” é bastante parecida com o Explorar do Instagram, com compartilhamento de fotos e publicidade. Em breve, a nova rede social também poderá criar celebridades: em maio, o Lemon8 vai passar a contar com sistema de verificação de contas.

Assim como outras redes sociais, o Lemon8 coleta e compartilha dados dos usuários, como informações do perfil. Telefone, e-mail e gênero são alguns exemplos. O app também utiliza suas informações e preferências para o direcionamento de anúncios específicos. Além disso, a política de privacidade informa que os dados podem ser armazenados fora do país e compartilhados com membros ou afiliados da empresa.

Com informações de Infomoney, Zdnet e PetaPixel.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas