_Cultura

5 filmes de terror para tomar sustos na “Sexta-feira 13”

Sexta-Feira 13 combina com filme de terror, a data é até nome de uma das franquias mais famosas do gênero

Sexta-Feira 13

Imagem: Divulgação/Reprodução

Os fãs dos filmes de terror e suspense não precisam de datas específicas para ver produções do gênero, é claro. E com a chegada do fim de semana já pede um filminho, a sexta-feira 13 pede por um bom filme de terror.

A sexta-feira 13 não é uma data conhecida apenas por ser um dia de azar e superstições, o dia também está relacionado com os fenômenos de terror e suspense. Não é à toa que o icônico dia já virou nome de uma das franquias mais famosas do gênero. 

E para você nem perder tempo passeando pelo catálogo, selecionamos uma lista de filmes de terror disponíveis em diversos serviços diferentes. Se liga só:

5 – A Bruxa de Blair 

Um sucesso absoluto do terror independente, “A Bruxa de Blair” consolidou o estilo de filme “found footage” – ou seja, aqueles onde caixas de filmes ou vídeos antigos são encontrados e ajudam a entender uma história que ocorreu no passado.

O filme de 1999 segue um trio de jovens estudantes de cinema que vai para a floresta do leste de Maryland filmar um documentário sobre a lenda local da Bruxa de Blair. Quando eles se perdem, percebem que não estão filmando uma lenda, mas seu próprio horror.

Onde assistir: Amazon Prime Video

4 – O Hospedeiro 

A produção sul-coreana conta a história de um monstro não identificado que aparece no rio Han em Seul, capital do país. A criatura acaba matando milhares de cidadãos e sequestrando Hyun-seo. A família da jovem decide ir atrás do paradeiro da garota para salvá-la. O longa tem direção de Bong Joon-ho, também diretor do sucesso “Parasita”.

Onde Assistir: Netflix 

3 – Trilogia Rua do Medo

Após uma série de assassinatos brutais, um grupo de adolescentes enfrenta uma força maligna que aterroriza uma cidade há séculos, a bruxa Sarah Fier. A trilogia é uma adaptação da série de livros homônima de R.L. Stine

A Netflix lançou ao longo do mês de julho de 2021, os três filmes de uma mesma franquia. “Rua do Medo: 1994”, “Rua do Medo: 1978” e “Rua do Medo: 1666” contam a história de uma mesma cidade macabra ao longo dos anos.

Onde Assistir: Netflix 

2 – It: A Coisa e It: Capítulo 2

Nas novas versões da adaptação do livro do rei do terror, Stephen King, Bill Skarsgard interpreta o palhaço mais assustador do cinema. Ele acompanha um grupo de crianças que têm um encontro trágico com a criatura, e posteriormente suas vidas adultas.

Em 1989, crianças começam a desaparecer na cidadezinha de Derry. Liderado por Bill, um grupo de amigos investiga o caso e descobre uma ligação com o maligno palhaço Pennywise. 

Onde assistir: HBO Max

1 – Sexta-Feira 13

Nada melhor que relembrar os filmes de Jason em plena sexta-feira, 13. Apesar de não serem longas aclamados pela crítica, a franquia de terror conquistou diversos fãs ao longo dos anos. 

“Sexta-Feira 13” abraça o gênero slasher do terror, no qual um assassino em série cometeu diversas atrocidades com pessoas aleatórias. Com muito sangue e baixo orçamento, a franquia alcançou popularidade, e conseguiu lançar 12 filmes do “universo de Jason”.

Mesmo independente, o filme fez tanto sucesso que engloba inúmeras sequências. “Sexta-Feira 13” virou um marco da cultura pop, conhecido por pessoas de diversas idades e referenciado em várias outras produções. Afinal, é difícil não reconhecer a máscara de hóquei de Jason, assim como o característico facão. Confira abaixo todos os filmes da franquia na sequência e onde estão disponibilizados: 

Sair da versão mobile