O email é não só a principal forma de comunicação digital. É também o meio preferido de ataque dos cibercriminosos. No Brasil, 92% da população troca mensagens pelo serviço, sendo que 61% utilizam diariamente, segundo dados do Netexperts, de 2023. Com tantos usuários ativos, é importante ficar atento para manter a segurança do email e evitar cair em golpes de phishing, por exemplo.
Apesar das plataformas de email terem escuros de proteção próprios para inibir ações ilícitas, existem formas de se proteger de forma individual.
Nas linhas a seguir, o Giz Brasil lista cinco hacks práticos que deixam suas mensagens mais seguras.
Analise suspeitas de phishing
Os ataques de phishing costumam ser bastante utilizados por hackers para obter acesso aos dispositivos e contas, e milhões de pessoas são vítimas a cada ano. O golpe começa ao receber um email de aparência legítima pedindo para clicar em um link ou baixar um anexo.
O link pode solicitar a senha do conta — isto é, o cibercriminoso tem acesso direto às credenciais – ou baixar um software mal-intencionado.
No dia a dia, preste muita atenção aos sinais de possíveis ataques de phishing, como endereços de email não oficiais e mensagens com erros ortográficos. Nunca baixe ou clique em nada de alguém que você não conhece.
Habilite a autenticação de dois fatores
As medidas de autenticação de dois fatores (2FA) são simples, mas poderosas. Ao serem ativadas, elas garantem que, mesmo que alguém tenha a senha do email, ainda será necessário autenticar o acesso por meio de códigos, impressões digitais, entre outros recursos para visualizar as mensagens.
Algumas formas de autenticação, como a verificação por SMS ou e-mail, são menos seguras do que outras. É recomendado optar pela 2FA que depende de um token gerado aleatoriamente durante um intervalo de tempo. Assim, sempre haverá um número novo para entrar na conta.
Configure uma senha realmente forte
Um estudo de 2023, realizado pela NordPass, identificou que as senhas mais comuns no Brasil e no mundo são muito simples. Aqui no país, senha mais popular da edição de 2023 foi “admin”, com mais de 200 mil utilizações. Já a senha “123456” aparece em segundo lugar, com 137 mil utilizações.
As credenciais muito simples facilitam o acesso de pessoas indesejadas ao email, criando riscos de segurança.
Ao escolher uma senha para a conta, é ideal misturar letras, números e símbolos, quando possível. Dá até mesmo para usar um gerador de senhas aleatórias para criar um código bastante complexo e seguro. Só é preciso anotar a sequência em algum lugar para não esquecer.
Verifique a segurança do email em outros dispositivos
Os emails estão tanto nos computadores quanto nos celulares e tablets. A fim de invadir a conta de alguém, os cibercrimonosos podem roubar outros dispositivos menos protegidos e instalar softwares de keylogging ou spywares.
Por isso, é importante investir na segurança de todos os aparelho com acesso às contas de email. Isso vale não só para senhas mais fortes, como também métodos eficazes de segurança física do celular ou tablet, como manter sempre no bolso ou em um lugar visível.
Treine funcionários nas melhores práticas de segurança para email
No dia a dia profissional, emails chegam aos montes. Muitas vezes, funcionários de empresas não param para analisar com calma as mensagens e os endereços de onde vieram, pensando que todas são confiáveis e seguras. Porém, é esse pensamento que atrai cibercriminosos.
Nas empresas, é importante fornecer treinamentos, cursos e apresentações sobre segurança nos emails. Mesmo usuários mais experientes se tornam vítimas de golpes, pois um instante de desatenção pode abrir uma vulnerabilidade na caixa de entrada.
Embora pareçam simples, dicas como verificar os endereços dos remetentes, abrir anexos com cuidado e verificar links antes de clicar podem garantir mais segurança ao email no dia a dia.