500 mil moedas fantasmas da 2ª Guerra são achadas em depósito no Japão
Uma empresa do Japão encontrou milhares de moedas “fantasmas” que as autoridades do país consideravam como destruídas após a Segunda Guerra Mundial, em 1945.
As moedas estavam no depósito da empresa Shofu, em Kyoto, que desenvolve equipamentos odontológicos. Aliás, foram os funcionários da empresa que descobriram as moedas fantasmas, em agosto do ano passado.
Os funcionários acionaram a Casa da Moeda do Japão, que encontraram 15 caixas contendo 500 mil moedas de cerâmica, as famosas moedas fantasmas da Segunda Guerra.
Em um post no Facebook, no dia 18 de outubro, o perfil oficial da Casa da Moeda revelou a descoberta e mostrou fotos das raras moedas “fantasmas” usadas durante a Segunda Guerra.
Aliás, “moedas fantasmas” – ou “dinheiro fantasma”, no caso de cédulas – são versões raras do iene, a moeda do Japão, fabricadas usando cerâmica devido à escassez de metal durante o período da guerra.
De acordo com a Casa da Moeda, a fabricação em massa das moedas fantasmas começou em julho de 1945.
Mais de 15 milhões de moedas fantasmas foram fabricadas nesse período, mas, ironicamente, o Japão anunciou sua rendição no dia 15 de agosto, encerrando a Segunda Guerra Mundial.
Portanto, as moedas fantasmas nunca chegaram às mãos da população japonesa e o interesse histórico se dá pelo mistério por trás do surgimento das moedas em 2023 e a divulgação em outubro deste ano.
Como as moedas fantasmas apareceram no depósito da empresa no Japão
O mistério por trás das moedas fantasmas não é um mistério muito grande. Na verdade, faz bastante sentido a aparição das moedas fantasmas do Japão no local.
A empresa Shofu foi fundada em 1906, em Kyoto, e fabricava porcelana industrial para o mercado local, ou seja, cerâmica e porcelana química. Em 1922, a empresa se tornou a primeira fabricante de dentes de cerâmica artificial do Japão.
No final da década seguinte, a Shofu era a líder no mercado de produtos odontológicos feitos de cerâmica. Por isso, quando a Segunda Guerra Mundial começou a destruir o Japão, a empresa foi contratada para produzir as “moedas fantasmas”. A produção ocorria em fábricas em Kyoto e em Seto.
Aparentemente, as autoridades destruíram parte do inventário das moedas que nunca entraram em circulação – por isso, elas se chamam “fantasmas”.
Em 1967, a empresa Shofu encerrou suas atividades. A sucessora é a Shofu Global, cujo depósito de Kyoto é o mesmo local onde a empresa antecessora fabricou as moedas fantasmas.
As caixas que estavam na empresa continham mais de 500 mil moedas fantasmas, de acordo com o portal japonês NHK.
Após investigar as moedas fantasmas, a Casa da Moeda do Japão planeja exibir os itens em seu museu, em Osaka, para “mostrar os aspectos da economia japonesa durante o caos da Segunda Guerra Mundial”.