Uma colecionadora de antiguidades dos Estados Unidos conseguiu adquirir em um brecho no Texas, nada menos que um busto romano sumido desde a 2ª Guerra mundial.

Parece até história de filme de tão inusitada, mas é bem real. A colecionadora de arte Laura Young havia comprado a peça na Goodwill, em Austin, por apenas US $ 34,99 (cerca de R$ 180).

O busto pesa 23 kg e foi comprado em 2018. Segundo o Museu de Arte de San Antonio, que exibe temporariamente a peça até que sera devolvida à Alemanha, disse que o busto já foi da coleção do rei Ludwig I da Baviera, o item data do século I a.C. ou século I d.C.

Em conversa com o San Antonio Express-News, Young explicou que se deparou com o item histórico há quatro anos e ao perceber sua importância, logo o comprou.

“Estava no chão, debaixo de uma mesa. Ele parecia romano, parecia velho. À luz do sol, parecia algo que poderia ser muito especial”, explicou a colecionadora.

Devolução

Segundo o Museu de San Antônio, Young foi quem quis saber a origem do Busto e ao descobrir toda a história, com a ajuda de um advogado, fez um acordo para devolver a peça rara.

“Houve alguns meses de intensa empolgação depois disso, mas foi agridoce, pois eu sabia que não poderia manter ou vender o (busto). De qualquer forma, estou feliz por ter sido uma pequena parte de (sua) longa e complicada história, e ele ficou ótimo em casa enquanto eu o tive”, ressaltou a compradora.

Inicialmente a previsão é que o busto fique no Museu de San Antônio até maio de 2023. Em seguida, a peça será levada de volta ao seu país de origem, a Alemanha.