A SpaceX afirmou que o quinto teste de voo do seu megafoguete Starship será no próximo domingo (13). Isso, claro, se o governo dos EUA autorizar a decolagem.
A FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) declarou várias vezes que a SpaceX teria que esperar até novembro para realizar a nova decolagem da Starship, cujo último voo aconteceu em junho.
Mesmo assim, a empresa de Elon Musk anunciou a data do próximo lançamento da Starship. Aliás, caso ocorra, a decolagem será a primeira a testar o “Mechazilla”, torre com braços robóticos que vai agarrar o foguete Super Heavy no ar.
“O quinto teste de voo da Starship está sendo preparado para acontecer no dia 13 de outubro, aguardando aprovação regulatória”, informou a SpaceX, em uma publicação no X/Twitter, na segunda-feira (7).
Starship’s fifth flight test is preparing to launch as soon as October 13, pending regulatory approval → https://t.co/hibmw2lVv1 pic.twitter.com/Suw1kKLHiE
— SpaceX (@SpaceX) October 7, 2024
Apesar de mencionar “aguardando aprovação regulatória” – ou seja, a autorização do governo dos EUA – a SpaceX esteve ocupada preparando o quinto voo da Starship.
Durante o mês de setembro, funcionários montaram diferentes partes do megafoguete e realizaram outras tarefas de pré-decolagem.
SpaceX engineers have spent years preparing and months testing for the booster catch attempt on Flight 5, with technicians pouring tens of thousands of hours into building the infrastructure to maximize our chances for success pic.twitter.com/YzBUxY9c5t
— SpaceX (@SpaceX) September 25, 2024
Além disso, a SpaceX também usa a opinião pública para pressionar o governo dos EUA, visando antecipar o voo da Starship. Em uma publicação no site oficial da empresa, a SpaceX alega que a autorização de voo em novembro “se pauta em análises ambientais supérfluas”.
Além disso, a publicação argumenta contra as declarações da FAA sobre a SpaceX não operar conforme as autorizações legais de voo.
EUA pode dar sinal verde a SpaceX, mas Starship pode não decolar no domingo (13)
Além da pressão no governo dos EUA, a SpaceX tem uma forte aliada para realizar o quinto teste de voo do megafoguete Starship: a NASA.
A agência tem interesse no desenvolvimento da Starship, já que precisa de uma versão modificada do veículo para pousar os astronautas da missão Artemis 3 na Lua. A missão já foi adiada para 2026. Porém, oficiais da NASA manifestaram preocupação em relação à disponibilidade da Starship em tempo hábil para a missão.
Além disso, de acordo com uma fonte da Reuters, a Administração Federal de Aviação dos EUA pode aprovar o quinto voo da Starship ainda neste mês. Isso porque a Reuters teve acesso a um email para convidados VIPs da SpaceX no qual a empresa informa que a data do quinto voo da Starship será, de fato, no próximo domingo (13).
No email, a SpaceX ressalta que “assim como em qualquer teste, há uma chance de não haver decolagem na primeira tentativa”.
É possível interpretar esse trecho como a SpaceX afrontando o governo dos EUA, pois o CEO Elon Musk criticou a FAA por multar a empresa e adiar a autorização do voo do megafoguete Starship.
Musk também pediu a renúncia do chefe da FAA, Mike Whitaker, e ameaçou processar a agência.