Máquinas de venda automática nem sempre ofereceram só refrigerante e salgadinho. Você sabia que esses vendedores automatizados existam há cerca de dois mil anos? A primeira máquina foi inventada no primeiro século pelo matemático Herão de Alexandria para distribuir água benta através de uma série de válvulas e pesos. E elas foram usadas para quase qualquer coisa que você possa imaginar deste então.

Mas só após a Revolução Industrial as máquinas de venda automática se tornaram mais comuns. As primeiras, que vendiam cartões postais, apareceram em Londres por volta de 1880. Em 1888, elas atravessaram o Atlântico e chegaram a Nova York, onde máquinas desenvolvidas pela Thomas Adams Gum Company ofereciam chiclete nas plataformas do metrô.



Compramos todos os tipos de coisas nelas desde então, de uísque a frutas. Eis algumas das nossas preferidas:


Em 1918, quando elas ainda eram um fenômeno recente, elas ofereciam tortas. Uma dica para as máquinas atuais.

ku-xlarge


No mesmo ano, elas também podiam fazer as suas unhas.

ku-xlarge (1)


Esta máquina de 1953 é um buffet, quase um restaurante.

ku-xlarge

Imagem: Life


Em 2013, você não consegue imaginar outro gosto para a comida de uma máquina de venda automática que não seja papelão. Mas e em 1953? Provavelmente papelão também.

ku-xlarge (1)

Imagem: Life


Não é difícil imaginar que o motivo de não existirem muitas máquinas de venda de ovos é que eles provavelmente quebrariam com facilidade.

ku-xlarge (2)

Imagem: Central Press


Esta máquina de venda de livros é uma ideia tão boa hoje como era em 1949.

ku-xlarge (3)

Imagem: Life


Vendo era a empresa que fabricava todas as máquinas. Então é natural que o refeitório dela fosse cheio de máquinas de venda automática que ofereciam qualquer coisa que você pudesse comer.

ku-xlarge (6)

Imagem: VintageVending


Algumas máquinas eram mais saudáveis do que as outras, como esta que vendia maçã:

ku-xlarge (4)

Imagem: VintageVending


Viajar de avião em 1955 era muito mais arriscado e menos popular. Então máquinas de venda automática de seguro de vôo eram uma boa aposta.

tlp965764

 Imagem: Getty/Carl Iwasaki