O Facebook sabe mais sobre a sua vida pessoal do que você imagina. Parte da operação de publicidade da companhia envolve monitorar os hábitos dos usuários, e isso inclui um monte de informação sobre o seu dia-a-dia e dos seus interesses gerais. Nós sempre soubemos que muitos dados eram coletados, mas não tínhamos detalhes. Isso mudou.
• Impeça o Facebook de rastrear tudo o que você faz pela internet
• Facebook recomenda amigos usando sua localização? Saiba como desativar
• A disputa Facebook vs. Adblock Plus sobre bloqueio de anúncios está só começando
A rede social publicou um portal sobre anúncios segmentados com o objetivo de ajudar os anunciantes, e também atualizou as preferências de privacidade para facilitar a compreensão dos usuários. As ferramentas agora revelam 98 itens que o Facebook analisa para direcionar publicidade – não há nada muito grave, mas não deixa de causar um certo desconforto, afinal eles sabem coisas demais.
Existem vários dados óbvios, como a data do seu casamento, quando foi sua última viagem de férias ou o nascimento do filho. A maior parte dos dados são coletados a partir dos próprios posts dos usuários.
Mas tem também uma porção de coisas que não são enviadas voluntariamente, como por exemplo o número de linhas de crédito que você possui, se você é um investidor, no que você investe, se você usa cupons de desconto, entre outros.
Segundo o Facebook, essas informações super pessoais são coletadas de algumas formas. A primeira maneira é a mais óbvia: monitorando as atividades na rede, nos seus dispositivos e na sua localização.
A companhia também te monitora enquanto você navega por outros sites. Como explica o Washington Post, o Facebook sabe quando você acessa uma página que tenha o botão “Curtir” ou “Compartilhar”. Eles também oferecem aos sites uma ferramenta chamada Facebook Pixel, que permite monitorar as visitas de qualquer usuário da rede. É possível evitar esse monitoramento seguindo estas instruções.
Além disso, a rede social oferece opções de direcionamento de anúncios a partir de dados coletados por empresas como a Experian, Acxiom e Epsilon, que reúnem informações e constroem perfis de consumidores a partir de registros governamentais, pesquisas e fontes comerciais (como listas de assinantes de revistas).
A partir dessas informações, o Facebook começa a descobrir se você tem filhos, se é casado e se pretende comprar um carro. Então eles vendem você como um alvo para os anunciantes. Nem todas as suposições que eles fazem estão corretas, mas isso não importa muito. O Facebook construiu um império de US$ 355 bilhões se apoiando principalmente nessas informações.
Para ajustar suas preferências de anúncios – o que inclui barrar propagandas baseadas no uso de sites e aplicativos, ou anúncios em apps e sites fora do Facebook – clique aqui. Para saber quais interesses o Facebook acha que são mais relevantes para você, clique aqui.
Abaixo seguem as 98 coisas que o Facebook sabe sobre você. [Washington Post]
- Localização
- Idade
- Geração
- Gênero
- Idioma
- Nível de ensino
- Campo de estudo
- Escola
- Afinidade étnica
- Renda e patrimônio líquido
- Propriedade imobiliária e tipo
- Valor do imóvel
- Tamanho do imóvel
- Metragem quadrada do imóvel
- Ano em que o imóvel foi construído
- Composição familiar
- Usuários que têm aniversários para comemorar em 30 dias
- Usuários que estão longe da família ou da cidade natal
- Usuários que são amigos de alguém que fará aniversário, que é recém-casado ou comprometido ou que se mudou recentemente
- Usuários que estão em relacionamento à distância
- Usuários em novos relacionamentos
- Usuários que entraram em novos empregos
- Usuários que acabaram de noivar
- Usuários recém-casados
- Usuários que se mudaram recentemente
- Usuários que farão aniversário em breve
- Usuários que têm filho(a)
- Futuros pais
- Mães, divididas por “tipo” (suburbana, moderna etc.)
- Usuários que têm maior propensão em se engajar em política
- Conservadores e liberais
- Status de relacionamento
- Empregador
- Indústria
- Cargo
- Tipo de escritório
- Interesses
- Usuários que possuem uma motocicleta
- Usuários que planejam comprar um carro (e qual tipo de carro/marca, e em quanto tempo)
- Usuários que compraram autopeças ou acessórios recentemente
- Usuários que podem precisar de autopeças ou serviços
- Estilo e marca do carro que dirige
- O ano em que o carro foi comprado
- O ano do carro
- Quanto dinheiro o usuário pretende gastar no próximo carro
- Onde o usuário pretende comprar o próximo carro
- Quantos empregados sua empresa tem
- Usuários que possuem um pequeno negócio
- Usuários que trabalham como gerentes ou executivos
- Usuários que fizeram doações para a caridade (dividida por tipo)
- Sistema operacional
- Usuários que jogam pelo celular ou tablet
- Usuários que jogam em consoles
- Usuários que já criaram um evento no Facebook
- Usuários que já usaram o Facebook Payments
- Usuários que gastaram mais do que a média com o Facebook Payments
- Usuários que administram uma página no Facebook
- Usuários que recentemente enviaram fotos para o Facebook
- Navegador web usado
- Serviço de e-mail
- Se adotam novas tecnologias rapidamente ou não
- Estrangeiros (divididos por país de onde vieram)
- Usuários que pertencem a uma companhia de crédito, banco nacional ou regional
- Usuários que investem (divididos por tipo de investimento)
- Número de linhas de crédito
- Usuários que são usuários frequentes de cartões de crédito
- Tipo de cartão de crédito
- Usuários que tem um cartão de débito
- Usuários que mantém um saldo em seu cartão de crédito
- Usuários que escutam rádio
- Preferências em programas de TV
- Usuários que utilizam um dispositivo móvel (divido por marca)
- Tipo de conexão com a internet
- Usuários que compraram um smartphone ou tablet recentemente
- Usuários que acessam a internet por um smartphone ou tablet
- Usuários que usam cupons de desconto
- Tipos de roupas que se costuma comprar
- Período do ano em que a família mais faz compras
- Usuários que são compradores “assíduos” de cervejas, vinhos ou outros tipos de bebidas alcoólicas
- Usuários que compram mantimentos (e quais tipos)
- Usuários que compram produtos de beleza
- Usuários que comprar medicamentos antialérgicos, contra gripe, dor ou outros tipos
- Usuários que gastam dinheiro com produtos para o lar
- Usuários que gastam dinheiro com produtos para animais de estimação, e quais tipos de animais
- Usuários cujas famílias fazem mais compras do que a média
- Usuários que tendem a fazer compras online (ou offline)
- Tipos de restaurantes que o usuário costuma frequentar
- Tipos de lojas em que o usuário costuma comprar
- Usuários que são “receptivos” a ofertas de empresas oferecendo seguros para automóveis, cursos superiores ou hipotecas e cartões e TV a cabo pré-pagas
- Há quanto tempo o usuário vive naquela casa
- Usuários que podem se mudar em breve
- Usuários interessados nas Olimpíadas, futebol, críquete ou no Ramadã
- Usuários que viajam frequentemente, por trabalho ou por lazer
- Usuários que precisam percorrer longas distâncias para ir ao trabalho
- Tipos de viagens de férias em que o usuário tende a ir
- Usuários que voltaram recentemente de uma viagem
- Usuários que recentemente utilizaram um aplicativo de viagens
- Usuários que têm propriedade compartilhada (timeshare)