Em um evento online para a imprensa nesta quarta-feira (2), a 99 apresentou uma série de novidades no aplicativo de corrida. A principal delas é a de realidade aumentada, que vai ajudar os passageiros a se locomoverem até o ponto de encontro com o motorista. Outros anúncios feitos hoje incluem novidades na carteira digital da marca, recursos de gerenciamento de ganhos para motoristas e reforços na parte de segurança durante a corrida.

A primeira atualização apresentada foi a integração com o Google Street View para oferecer o recurso de realidade aumentada no aplicativo. Já em funcionamento na China, onde se localiza a sede da Didi Chuxing  (dona da marca), a novidade funciona da seguinte forma: ao solicitar uma corrida, o usuário determina qual será o ponto de encontro com o motorista e tanto o aplicativo do passageiro como do motorista passam a exibir indicações pela tela do celular para guiá-los até o local.

Isso pode ser extremamente útil em ambientes como aeroportos, que podem ser confusos, lotados e de difícil acesso. Por esse mesmo motivo, a 99 decidiu estrear a tecnologia no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins, MG), que já terá suporte a partir deste mês. Segundo a empresa, a ideia é levar o recurso para os aeroportos de Guarulhos (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro) no primeiro trimestre do ano que vem.

A integração com o Google Street View também foi utilizada para o recurso Local Exato, que mostra fotos do local ao motorista e passageiros para que eles encontrem o ponto de embarque mais facilmente.

Para os motoristas, a 99 está lançando o Assistente de Ganhos. Basicamente, os motoristas poderão planejar melhor seus rendimentos do mês utilizando uma série de funcionalidades dentro do aplicativo. É possível definir uma meta de ganhos, por exemplo, e visualizar um gráfico do histórico de faturamento na semana. Para otimizar o tempo gasto nas ruas, o novo recurso também permite programar lembretes sobre quais os melhores horários para buscar corridas de acordo com a demanda.

Por meio de parcerias, a 99 também anunciou que vai incluir uma loja dentro do app com descontos em produtos e serviços para os motoristas. O e-commerce chega nas cidades de Santos e Jundiaí, ambas em São Paulo, em 15 de dezembro, com ofertas de marcas como Localiza Hertz, Tim, Vivo, Samsung, Allianz, entre outras.

Já em relação à segurança, a 99 decidiu integrar todos os seus recursos no Assistente de Segurança. A novidade reúne as ferramentas da plataforma em um único lugar, com o objetivo de facilitar o acionamento delas quando necessário. O Monitoramento da Corrida detecta comportamentos anormais, como mudanças na rota ou paradas inesperadas, e envia mensagens ao passageiro para verificar se está tudo bem.

Alguns veículos contam com câmeras de segurança que tiram fotos a cada quatro minutos durante a corrida. Se um motorista acionar o “botão de pânico” no aplicativo, a câmera começa a monitorar todo o percurso em tempo real. Segundo a 99, os passageiros são notificados sobre a existência da câmera logo no momento da solicitação. Assim, o usuário pode optar por recusar e esperar outro carro que não tenha câmera.

Por fim, a 99 apresentou algumas novidades para sua carteira digital. Atualmente disponível em nove cidades brasileiras, a 99Pay agora vai ganhar quatro novas funcionalidades: Recarga na Corrida, Troco na Carteira, Transferência Peer-to-Peer e Lucro na Carteira. Com o recurso de transferência, é possível enviar dinheiro entre usuários sem cobrança de taxas. A 99 aproveitou para afirmar que terá integração com o PIX em 2021. Já o Lucro na Carteira vai garantir um rendimento de 220% do CDI na carteira digital.

Com exceção do recurso de realidade aumenta, programada para o início do ano que vem, as novidades serão disponibilizadas aos usuários gradualmente nas próximas semanas.