O uso de iluminação ambiente em aviões já se tornou quase um clichê, mas e se as empresas aéreas fossem um pouco além e usassem LEDs e imagens projetadas dentro da cabine para melhorar a experiência de voo? A Boeing teve uma ideia bem bacana sobre como deve ser o avião do futuro.

Um novo vídeo conceito da divisão de desenvolvimento de produto da Boeing mostra como a iluminação pode fazer mais que apenas melhorar o ambiente. “Empresas aéreas poderiam usar essas melhorias na iluminação nas paredes e nas laterais internas para exibir informações sobre o destino ou projetar cenas para fazer os passageiros pensarem sobre o lugar para onde estão indo”, disse Mike Sinett, da Boeing. “As possibilidades são infinitas sobre como essa tecnologia pode ser usada.”

Chama a atenção a simplicidade das ideias, pois não precisam de grandes mudanças na forma como os aviões são feitos. Dê uma olhada no vídeo e verifique algumas das projeções que você poderá ver enquanto, por exemplo, navega pelo Atlântico. Eu escolhi alguns dos meus recursos favoritos abaixo.boeingprojecao

Não há razão para as empresas aéreas não usarem tetos como estes. Uma simples projeção pode fazer os passageiros se sentirem menos claustrofóbicos neste grande tubo transportado pelo ar com centenas de germes escondidos em pessoas estranhas. A sensação fica mais para como se você estivesse flanando pelos ares em um avião conversível. Esta é ainda uma ideia que está ganhando espaço — prova disso é este conceito de avião à jato supersônico.

boeingprojecao2

Além de as cadeiras parecerem confortáveis, o uso da tecnologia de projeção pode ser usada para entretenimento durante o voo. A parte traseira do assento se transforma em uma tela.

boeingprojecao3bar

Em vez de um espaço apertado na frente para as comissárias de bordo prepararem drinks, por que não dar a elas um estiloso bar completo com uma iluminação bacana e bancadas?

boeingprojecao4

Não é nada muito complicado — uma projeção gigante de TV, essencialmente — mas faz uma baita diferença. Cria um iluminação brilhante e um receptivo ponto de encontro no centro do avião, em vez de uma bandeja grande de plástico bege. Ah, e ainda tem sushi!

Agora, você vai conhecer a primeira classe…

boeingprojecao5

Mais uma vez, temos alguns assentos almofadados que parecem bem confortáveis. A luz do assento é inteligente, pois ajuda o passageiro a ver a divisão dos assentos quando estiver muito escuro na cabine (me parece que é possível desligá-las quando a pessoa dormir).

boeingprojecao6

Centros de entretenimento na primeira classe pode usar o mesmo tipo de tecnologia de projeção que cria uma experiência mais imersiva de exibição.

boeingprojecao7

Embora projeção seja legal, será que no futuro não usaremos headsets de realidade virtual?

boeingprojecao8

As mesmas projeções que simulam a luz do dia na cabine podem fornecer uma iluminação mais tranquila para ajudar no sono dos passageiros. Imagine poder ver em tempo real as constelações ponde onde o avião estiver passando, como se o teto da aeronave fosse uma janela aberta. O céu noturno daria lentamente espaço ao nascer do sol, criando uma maneira mais natural de acordar e contribuindo para uma chegada muito mais agradável ao destino. O céu noturno daria lentamente caminho ao nascer do sol, criando uma maneira mais natural de acordar de seu efeito de olhos vermelhos, e contribuindo para uma chegada muito mais agradável ao seu destino.

[Boeing via Daily Mail]