Se você quiser saber como é a tela do novo Zvr, da HP, imagine uma mesa de desenho. Depois, imagine-se usando uns óculos meio esquisitos, entrando na mesa de desenho com um par de pinças e usando-as para mexer em um coração humano renderizado em 3D. É o futuro do trabalho! Ou assim espero.

Falando de forma grosseira, o HP Zvr é apenas uma tela gigante que lembra uma mesa. Ele é quase como o PixelSense (antigo Surface) da Microsoft. Para usá-lo é preciso colocar um par de óculos 3D e pegar uma canetinha stylus que funciona como suas pinças virtuais, a sua ferramenta para entrar na tela.

E você realmente entra na tela. O Zvr usa um negócio que a HP chama de “tecnologia zSpace”, a forma corporativa-nerd de dizer que a tela usa o 3D para dar a impressão de que as imagens estão não só saltando para fora dela, mas também “afundando”. Como o monitor consegue detectar onde os óculos estão, ele sabe de que ângulo você o está encarando. É isso que permite o efeito de “olhando em outra dimensão”. É estranho, mas é muito legal!

hp zvr caneta z space

A demonstração que testei envolvia um modelo 3D de um coração humano e enquanto ele pulsava, usei minhas canetas para arrancar arquiteturas complexas de veias e girá-las como um cirurgião virtual. Dei zoom em um ventrículo esquerdo que não existia de verdade, aumentei a distância e girei ele algumas vezes. Depois, inclinei para a lateral para vê-lo de um novo ângulo.

O Zvr da HP será lançado no primeiro semestre lá fora, mas ele provavelmente não é para você. O preço só está disponível mediante pedido, o que já diz tudo sobre o tipo de cliente que a HP espera que vá atrás do produto – gente disposta a pagar caro e com aplicações específicas e avançadas em mente. Ele teria um valor incalculável para modeladores que lidam com estruturas 3D ou para ensinar anatomia a futuros médicos sem ter que retalhar um punhado de cadáveres. Com suas canetas stylus com fio e óculos esquisitos, a execução não é elegante, mas o Zvr é incrível mesmo assim e eu espero topar novamente com um desses no futuro. Queria brincar mais.

hp zvr oculos