A incrível transformação de Brendan Fraser até a consagração de “A Baleia” em Veneza
O longa “A Baleia” marca o retorno de Brandon Fraser a um papel de destaque nos cinemas — o que não acontecia há um bom tempo.
Fraser dá vida a Charlie, um professor de inglês obeso que dá cursos online e que adquiriu o hábito de comer compulsivamente após uma desilusão amorosa — algo que já começa a cobrar seu preço na saúde. Charlie vive a dor da perda do amor de sua vida, seu ex-aluno Alan, com quem viveu um relacionamento após deixar a esposa e a filha Ellie (Sadie Sink), que tinha à época um ano de idade.
Agora, o personagem tenta se reconectar com sua filha adolescente, depois que os dois se afastaram.
“Desenvolvi músculos que não sabia que tinha”, disse Fraser a jornalistas em uma entrevista coletiva em Veneza no domingo, antes da estreia do filme durante o Festival de Veneza (via Variety). “Tive até uma sensação de vertigem no final do dia quando tirei todos os aparelhos; era como de um barco em Veneza. Isso fez com que eu criasse uma empatia por aqueles que têm corpos semelhantes. Você precisa ser uma pessoa incrivelmente forte, mental e fisicamente, para habitar esse ser físico”.
Para o filme, Fraser vestiu um traje protético enquanto se movimenta pelo apartamento que vive no filme, sempre auxiliado por um andador ou cadeira de rodas. O longa também usou CGI em algumas cenas.
A transformação do ator é impressionante. Um artigo recente da Vanity Fair relatou que Fraser carregava um peso extra que variava entre 22 a 136 kg durante as filmagens.
Além disso, o personagem é severamente limitado em mobilidade. Várias pessoas estavam sempre à disposição para ajudar Fraser a se levantar, sentar, conduzi-lo pelos 70 degraus entre o estúdio e a sala de maquiagem. No início da produção, o ator passava de cinco a seis horas em uma cadeira de maquiagem, todos os dias, para se tornar Charlie.
Em outra parte da coletiva de imprensa, quando Fraser foi questionado sobre papéis iniciais como “George of the Jungle”, ele disse: “Eu parecia diferente naqueles dias. Minha jornada para onde estou agora foi explorar o maior número possível de personagens. E isso apresentou o maior desafio para mim que eu queria. De longe, acho que Charlie é o homem mais heróico que já interpretei, porque seu superpoder é ver o bem nos outros e trazer isso à tona”.
O filme parece ter agradado o publico durante a estreia do Festival de Veneza. O protagonista de “A Baleia” foi aplaudido por seis minutos após a apresentação do longa no festival. Um editor da Variety publicou o momento emocionante nas redes sociais.
The standing ovation for #TheWhale was so enthusiastic, Brendan Fraser tried to leave the theater but the crowd’s applause made him stay. #Venezia79 pic.twitter.com/ZZ0vbFX7Rl
— Ramin Setoodeh (@RaminSetoodeh) September 4, 2022
“A Baleia” é baseado na obra de mesmo nome de Samuel D. Hunter, que também escreve o roteiro. Além de Fraser e Sadie Sink (“Stranger Things”), o elenco conta com Hong Chau (“Watchmen”), Samantha Morton (“The Walking Dead”) e Ty Simpkins (“Jurassic World”) no elenco.
Produção do A24, estúdio responsável por sucessos como “Hereditário” (2018) e “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” (2022), “A Baleia” ainda não tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros.