Astronautas na Estacão Espacial Internacional (ISS) têm de fazer atividades físicas todos os dias para se manterem saudáveis. Isso significa que eles precisam se exercitar em três diferentes máquinas — uma bicicleta, uma esteira e na ARED (Advance Restive Exercise Device, algo como dispositivo avançado de exercícios de resistência, em tradução livre) — para evitar a perda de densidade óssea e de massa muscular.

>>> Astronauta Scott Kelly ganhou 5 cm de altura após passar um ano no espaço

Na ISS, há espaço para esses três equipamentos, mas e em naves como a Orion, na qual a NASA quer levar as astronautas para uma longe jornada até a Lua e Marte?

A resposta para isso é uma nova máquina de exercício feita para o espaço, chamada de MED-2 (Miniature Exercise Device, dispositivo miniatura de exercícios, em tradução livre). Ela é compacta, leve, permite fazer diversos exercícios em um só aparelho e foi desenvolvida para futuras missões espaciais através da órbita terrestre baixa.

O dispositivo pode ser para exercitar completamente o corpo, de agachamentos e flexões a séries específicas para pernas e braços. Esta pequena máquina realmente faz de tudo um pouco, como é possível ver no vídeo publicado pelo Centro Espacial Lyndon Johnson. A MED-2 está a caminho da estação espacial para ser testada na microgravidade e está sendo levada pela nave Cyngus.