“A Pequena Sereia”: live-action não se passa no mesmo lugar da animação

Live-action de “A Pequena Sereia” acontece nos anos 1830, e traz uma Ariel maior de idade. Veja o que muda
A Pequena Sereia
Imagem: Divulgação/Disney

Falta pouco para a chegada do live-action de “A Pequena Sereia” nos cinemas. Em comparação com a animação original de 1989, houve algumas mudanças no remake — uma tentativa de trazer a história mais próximo à realidade. Começando pela origem de Ariel, que na trama será vivida pela atriz e cantora Halle Bailey.  

Origem confusa de “A Pequena Sereia”

A Pequena Sereia

“A Pequena Sereia” tem estreia prevista para 26 de maio – Imagem: Divulgação/Disney

Uma das mudanças envolve o local onde a princesa vive. No entanto, é importante lembrar que a origem de Ariel, na realidade, é meio confusa. Há quem diga que a história se passa na Dinamarca, onde Hans Christian Andersen, o autor do conto original, nasceu. Na vida real, existe até uma estátua de uma sereia sobre uma pedra em Copenhague, capital do país. 

Outra possibilidade é a França, já que o chefe da família do príncipe Eric tem sotaque francês. Essa informação, porém, nunca foi confirmada nos escritos do autor. Pelo contrário, existem muitos indícios de que o reino de Tritão fica no Mar Mediterrâneo, com alguns fãs mais fervorosos dizendo que o castelo de Eric fica na costa da Itália.

O portal Seven Seas Mermaid cita até trechos do conto para mostrar que a paisagem descrita não corresponde à da Dinamarca: “água clara como cristal”, “nas margens colinas verdes cobertas por lindos vinhedos”, “laranjeiras e limoeiros no jardim”, entre outras coisas.

A questão foi esclarecida em 2019: um vídeo publicado no canal do YouTube Disney Princess, diz que a ruivinha cresceu no Mar Meditrrâneo e que o castelo de Eric se encontra em algum lugar da Itália. Ou seja: na animação original a trama é ambientada no continente Europeu. Veja:

Mas o live-action de “A Pequena Sereia”, onde se passa? Segundo divulgado anteriormente pela Disney, o remake acontece nos anos 1830, nas águas próximas a uma ilha fictícia no Caribe: ou seja, na trama de 2023 a personagem de Halle Bailey é latina. Em algumas cenas já divulgadas, é possível ver referencia latinas na trama. Outra mudança importante é que a protagonista tem agora 18 anos, e não mais 16, como na animação.

A trama de “A Pequena Sereia”

“A Pequena Sereia” conta a história de Ariel, jovem sereia com sede de aventura. A mais nova das filhas do rei Tritão, Ariel anseia por descobrir mais sobre o mundo além do mar e, ao visitar a superfície, se apaixona pelo príncipe Eric. 

Embora as sereias sejam proibidas de interagir com os humanos, Ariel deve seguir seu coração e, para isso, ela faz um acordo com a bruxa do mar, Úrsula. A vilã lhe dá a chance de viver em terra firme, mas acaba colocando sua vida – e a coroa de seu pai – em perigo.

Elenco de peso

A produção é estrelada pela cantora e atriz Halle Bailey como Ariel; Jonah Hauer-King (“A Caminho de Casa”) como o Príncipe Eric; Daveed Diggs (“Hamilton”) como a voz de Sebastião, e Awkwafina (“Raya e o Último Dragão”) como a voz de Sabidão. 

Jacob Tremblay (“Luca”) aparece como voz a Linguado; Noma Dumezweni (“O Retorno de Mary Poppins”) como a Rainha Selina; Art Malik (“Homeland”) como o Sir Grimby; Javier Bardem (“Onde os Fracos Não Têm Vez”) como o Rei Tritão; e Melissa McCarthy (“Missão Madrinha de Casamento”) como Úrsula.

O live-action terá Rob Marshall (“O Retorno de Mary Poppins”) como diretor e roteiro de Jane Goldman (“X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”). Já Alan Menken (“Aladdin”) e Lin-Manuel Miranda (“Em um Bairro de Nova York”) ficarão responsáveis pela trilha sonora, que deve contar com faixas da animação clássica e também com adição de canções originais. 

A nova versão de “A Pequena Sereia” tem estreia prevista para 25 de maio nos cinemas. Relembre o trailer da produção:

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas