Tudo o que sabemos sobre “A Pequena de Sereia” com Halle Bailey

Nova versão da animação, que venceu um Oscar em 1989, estreia em 25 de maio nos cinemas. Aqui está o que se sabe até agora
A Pequena Sereia
Imagem: Divulgação/Disney

Uma das apostas da Disney para os cinemas em 2023 é o live-action de “A Pequena Sereia”. A produção, que traz Halle Bailey no papel de Ariel, está sendo anunciada como uma releitura do clássico de animação, que foi vencedor do Oscar em 1989 e é considerado um dos maiores sucessos do estúdios até hoje.

Pensando nisso, o Giz Brasil separou abaixo tudo o que sabemos sobre o remake. Se liga só:

Quando estreia o live-action de “A Pequena Sereia”?

“A Pequena Sereia” estreia dia 25 de maio, exclusivamente nos cinemas. O longa chega ao Brasil um dia antes do lançamento nos EUA. 

Qual a trama de “A Pequena Sereia”?

A história acompanha Ariel, uma bela e espirituosa jovem sereia com sede de aventura. Caçula das filhas do Rei Tritão, Ariel anseia por descobrir mais sobre o mundo além do mar e, ao visitar a superfície, se apaixona pelo Príncipe Eric. 

Embora as sereias sejam proibidas de interagir com os humanos, Ariel deve seguir seu coração e, para isso, ela faz um acordo com a malvada bruxa do mar, Úrsula, que lhe dá a chance de viver em terra firme, mas acaba colocando sua vida – e a coroa de seu pai – em perigo. Veja o trailer da produção:

Elenco de peso

A produção é estrelada pela cantora e atriz Halle Bailey como Ariel; Jonah Hauer-King (“A Caminho de Casa”) como o Príncipe Eric; Daveed Diggs (“Hamilton”) como a voz de Sebastião, e Awkwafina (“Raya e o Último Dragão”) como a voz de Sabidão. 

Além desses, Jacob Tremblay (“Luca”) dá voz a Linguado; Noma Dumezweni (“O Retorno de Mary Poppins”) como a Rainha Selina; Art Malik (“Homeland”) como o Sir Grimby; Javier Bardem (“Onde os Fracos Não Têm Vez”) como o Rei Tritão; e Melissa McCarthy (“Missão Madrinha de Casamento”) como Úrsula.

Direção e roteiro

Rob Marshall (“O Retorno de Mary Poppins”) é responsável pela direção do filme, a partir de um roteiro de David Magee (“Em Busca da Terra do Nunca”), que foi duas vezes indicado ao Oscar. Além disso, ”A Pequena Sereia” é produzido por Marc Platt, Lin-Manuel Miranda, John DeLuca e Rob Marshall, com Jeffrey Silver atuando como produtor executivo.

Ariel canta clássico “Part Of Your World” em novo clipe de "A Pequena Sereia"

“A Pequena Sereia” tem estreia prevista para 26 de maio – Imagem: Divulgação/Disney

Trilha sonora

Já Alan Menken (“Aladdin”) e Lin-Manuel Miranda (“Em um Bairro de Nova York”) ficarão responsáveis pela trilha sonora, que deve contar com faixas da animação clássica e também com adição de canções originais. 

Inclusive, a Disney já disponibilizou a canção “Part of Your World”, tema de “A Pequena Sereia” cantado na voz da própria Halle Bailey. Considerado uma das mais famosas canções da animação, agora o single pode ser ouvido nas plataformas digitais Apple Music, Amazon Music, Spotify e YouTube Music

A música composta por Alan Menken e Howard Ashman para a animação de 1989 ganhou um vídeo com a Ariel de Halle Bailey cantando a icônica música, além de um trecho da nova versão de “Kiss the Girl” (“Beije a Moça” no Brasil)

Como foi a escolha de Ariel?

Ao contrário da animação original, a Ariel do live-action é uma mulher negra. Halle Bailey foi anunciada ainda em 2019 para viver a protagonista de “A Pequena Sereia”, e o diretor Rob Marshall ressaltou que ela tem “aquela rara combinação de espírito, coração, juventude, inocência e substância, além de uma voz gloriosa”. 

Segundo ele, todas essas qualidades são necessárias para ganhar o papel. Para viver “A Pequena Sereia”, foi necessário uma série de teste de atuação, mas acima de tudo ter uma voz impecável para cantar no musical. Halle conquistou o diretor Rob Marshall pela cantoria, ou seja: ela foi escolhida pelo vozeirão, não por ser negra. 

No entanto, desde que foi escalada, Bailey tem sido alvo de diversos comentários e ataques racista, principalmente em comparação com a Ariel original da animação, que era uma menina ruiva, branca com olhos claros. Por outro lado, mulheres negras apontam a importância de trazer Halley para o papel, e a representatividade que isso traz nos dias atuais

Quantos anos tem a Ariel no filme?

Como retratado no filme de 1989, Ariel é a caçula do Rei Tritão, e tem 16 anos. A adolescente tem um fascínio grande com o mundo dos humanos, mesmo sendo proibida por seu pai de ir até lá.

Onde assistir ao filme original?

Vencedora do Oscar em 1989, a produção original está disponível no Disney+.

A Pequena Sereia

“A Pequena Sereia” tem estreia prevista para 26 de maio – Imagem: Divulgação/Disney

Qual a verdadeira história de “A Pequena Sereia”?

A história original da “Pequena Sereia”, escrita por Hans Christian Andersen em 1837, não é tão adocicada quanto a versão apresentada na clássica animação da Disney de 1989. A trama teve influências de autores anteriores, e era basicamente uma releitura do conto alemão “Undine”, de Friedrich de La Motte Fouqué.  

A história era sobre um espírito aquático que se casa com um humano a fim de ganhar uma alma. Mas o alemão apenas romantizou a lenda de mais de 3000 mil anos, sobre a deusa assíria Atargatis, que matou seu amante acidentalmente e se jogou em um lago por não suportar a culpa. Mas os deuses a pouparam, e a transformaram em uma sereia. 

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas