Enquanto você espera ansiosamente, com o cartão na mão, a Black Friday, os astronautas da Estação Espacial Internacional fazem história. Eles imprimiram em 3D uma peça de reposição. No espaço.

A gente já sabia que isso aconteceria, já que o Dragon da SpaceX deixou uma impressora 3D personalizada lá, feita pela Made In Space, alguns dias atrás. Mesmo assim, pare e pense friamente nesse acontecimento. O fato de que astronautas imprimiram em 3D uma peça de reposição significa que nós, seres humanos, estamos fabricando coisas no espaço. Isso nunca havia sido feito antes! E é bem incrível.

“Não é só a primeira peça impressa no espaço, é realmente o primeiro objeto produzido fora do planeta Terra”, disse à imprensa Aaron Kemmer, CEO da Made in Space. “Onde antes não havia um objeto, nós essencialmente o ‘teletransportamos’ enviando os bits e fazendo-o na impressora. É uma grande feito, não só para a NASA e a Made In Space, mas para a humanidade.” (Pegou a referência a Star Trek?)

A peça em si é bem simples: uma placa para a cabeça de impressão. É essa na foto do topo. Foram precisas duas calibrações para fazer a impressora 3D funcionar em gravidade zero, mas a parte de substituição parece boa o bastante para nós. Os astronautas da ISS provavelmente não a usarão, já que ela será enviada de volta à Terra para ser analisada. É de se esperar que, depois disso, em algum ponto do futuro ela seja colocada em um museu. [NBC News. Imagem: NASA/Made In Space]