O que você mais ouviu durante 2015? Se você for usuário do Spotify, o serviço preparou uma página especial para você relembrar seu ano musical. Mas mesmo que você prefira outro serviço, há o que aproveitar, já que a página também serve como retrospectiva para o ano de 2015 na música mundial.

O artista mais popular do Spotify em 2015 foi o rapper canadense Drake, que teve 1,8 bilhão de streams e 46 milhões de ouvintes; seguido por Ed Sheeran e The Weeknd. O álbum mais ouvido foi Beauty Behind the Madness, de The Weeknd; seguido por If You’re Reading This It’s To Late, de Drake; e Peace Is The Mission, de Major Lazer. A canção mais tocada foi Lean On, de Major Lazer; seguida por Cheerleader – Felix Jaehn Remix Radio, de OMI; e Uptown Funk, de Mark Ronson.

Mas esses são os dados mundiais. O Spotify também mostra dados do que os brasileiros mais ouviram em 2015, e em primeiro lugar aparece a dupla sertaneja Jorge & Mateus, seguido por Maroon 5 e Henrique & Juliano. Em relação a discos, o mais tocado foi Os Anjos Cantam, de Jorge & Mateus; Stories, de Avicii. e Beauty Behind the Madness, de The Weeknd. Nas músicas, Lean On, de Major Lazer foi a mais reproduzida, seguida por Sugar, do Maroon 5, e Thinking Out Loud, de Ed Sheeran.

spotify

O Spotify também lembrou alguns dos principais eventos do ano – a saída de Zayn Malik do One Direction e o ótimo ano que o hip hop teve, por exemplo – mas não só na música. A queda de Sepp Blatter na FIFA foi lembrada também, assim como a aprovação do casamento gay na Irlanda, Finlândia e EUA.

Você pode conferir a retrospectiva de 2015 do Spotify aqui – no mesmo link dá para ver os dados referentes ao seu ano de 2015 no Spotify. [Spotify]