Ciência

A Via Láctea pode colidir com Andrômeda? Novo estudo internacional esclarece

A galáxia de Andrômeda é o objeto mais distante que o ser humano consegue enxergar a olho nu; saiba mais desse estudo envolvendo universidades do Reino Unido, Finlândia e França
Imagem: NASA/Divulgação

Muitos cientistas já indicaram a possibilidade da galáxia de Andrômeda colidir com a Via Láctea.

Aliás, a galáxia de Andrômeda se aproxima da nossa galáxia cada vez mais, em uma velocidade impressionante de 110 km por segundos.

No entanto, um novo estudo europeu, ainda sem revisão científica, contesta a ideia de que a Via Láctea vai colidir com Andrômeda.

O estudo — feito por integrantes de universidades do Reino Unido, Finlândia e França –, e publicado na última sexta-feira (23), considera os efeitos de outras galáxias próximas, e deduz que as chances da Via Láctea colidir com Andrômeda são de 50%.

O estudo foca nas dimensões e massas de ambas galáxias, que possuem bilhões de estrelas e outros objetos espaciais, embora Andrômeda seja 30% maior que a Via Láctea.

Para ter uma ideia, a galáxia está localizada a 2,5 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Andrômeda. Ela possui cerca de 220 mil anos-luz de diâmetro, com uma massa 1.230 bilhões superior a do Sol. Esse é o objeto mais distante que o ser humano consegue enxergar a olho nu.

A Galáxia do Triângulo, a cerca de três milhões de anos-luz de distância da Terra, também é visível a olho nu.

Para avaliar as chances de uma colisão entre as galáxias, os cientistas criaram simulações do movimento de Andrômeda e da Via Láctea. Diferentemente de outros estudos, os cientistas executaram as simulações repetidamente, mas mudando os parâmetros de entrada em cada simulação.

Com isso, os cientistas conseguiram avaliar as incertezas nos dados, criando modelos estatísticos com mais precisão.

O estudo mostra que essas simulações, especificamente de Andrômeda e da Via Láctea, mostraram que as galáxias colidiram em menos da metade dos testes.

Além disso, o estudo inclui duas outras enormes galáxias cujas massas afetam a trajetória de Andrômeda e da Via Láctea, reduzindo a chance de colidir para 30%.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas