_Cultura

“Abbott Elementary”: onde assistir à 2ª temporada da premiada série

De atuações marcantes a retratos honestos das adversidades encontradas por professores, “Abbott Elementary” chega à 2ª temporada repleta de prêmios. Saiba onde assistir

"Abbott Elementary" e mais: onde assistir às comédias do Emmy 2024

Imagem: Divulgação/Star+

As férias terminaram! Depois de uma temporada estreia consagrada, “Abbott Elementary” retorna para o segundo ano. A primeira parte dos episódios já estão disponíveis no Star+. A produção que se passa numa escola se tornou aclamada e premiada desde sua estreia em 2021.

Vale lembrar como é o enredo! Em “Abbott Elementary”, acompanhamos um grupo de professores dedicados e apaixonados. Eles são liderados por uma diretora insensível que pouco se importa com o trabalho. Se passa numa escola pública da Filadélfia onde, apesar de se verem contra as probabilidades, os professores estão determinados a ajudar seus alunos a vencer na vida. 

Embora esses incríveis servidores públicos estejam em menor número e sem recursos, eles amam o que fazem. Lutam contra um sistema que mais atrapalha que ajuda — não concordam coma postura do distrito escolar em relação à educação das crianças.

A série de comédia vem recebendo elogios não só pelas piadas (excelentes). Mas, sobretudo, por retratar o cotidiano de professores de forma positiva e bem humorada. Não cai em estereótipos e clichês. Não é à toa que já levou três Emmys, dois Critic Choice Awards, três Globos de Ouro e um SAG Awards.

Portanto, entenda o motivo de tanta aclamação:

Elenco de peso

A série tem grandes nomes no elenco, que é majoritariamente negro. É estrelada por Quinta Brunson (“A Black Lady Sketch Show”), também criadora da série. Contudo, também tem uma cara conhecíssima do público brasileiro: Tyler James Williams (sim, ele, de “Todo Mundo Odeia o Chris”). Também estão nessa: Sheryl Lee Ralph (conhecida pelo musical da Broadway “Dreamgirls”), Janelle James (“Black Monday”) e Lisa Ann Walter (“Operação Cupido”).

Imagem: Divulgação/Star+

Sucesso instantâneo

A produção estreou nos Estados Unidos em dezembro de 2021 e, desde então, é um sucesso entre as críticas e indicações a prêmios. No Rotten Tomatoes, site especializado que compila as principais críticas de filmes e séries, a primeira temporada teve aprovação de 98%. Já os episódios do segundo ano possuem, até o momento, aprovação de 100%. 

“Os corajosos professores da ‘Abbott Elementary’ continuam sendo um deleite absoluto, com a sensibilidade inteligente e doce da criadora/estrela Quinta Brunson elevada à perfeição”, diz o consenso da crítica no site.

Mockumentary

É uma ótima opção para órfãos de séries como “The Office” e “Modern Family” (disponível no Star+), por utilizar o estilo mockumentary. Os personagens dão depoimentos para a câmera como se estivessem dentro de uma produção documental. Além da famosa ‘”quebra da quarta parede”, quando olham diretamente para a câmera em determinadas cenas.

Imagem: Divulgação/Star+

Equipe de produção

Um dos produtores executivos da produção, Randall Einhorn, trabalhou em “The Office” por anos, além de “Parks and Recreations” (outra comédia mockumentary). Além disso, a equipe da série também conta com roteiristas e produtores que trabalharam em séries de comédia famosas como “Superstore”, “Modern Family”, “The Marvelous Mrs. Maisel” e “2 Broke Girls”.

“Abbott Elementary” é uma série premiada

Não à toa, “Abbott Elementary” foi indicada em sete categorias no Emmy 2022, incluindo Melhor Série de Comédia, e saiu vencedora em três categorias de séries de humor: Melhor Atriz Coadjuvante para Sheryl Lee Ralph, Melhor Roteiro e Melhor Elenco.

Já no Globo de Ouro, a série foi indicada a cinco estatuetas e ganhou como a Melhor Série de Comédia ou Musical, além de receber também os prêmios de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia ou Musical para Tyler James Williams e Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical para Quinta Brunson.

Imagem: Divulgação/Star+

“Abbott Elementary” mostra precariedade da educação

Ao abordar o cotidiano de uma escola periférica, a série ganhou destaque por falar de temas como racismo e etarismo. Mas, sobretudo, por criticar a precarização do ensino público nos Estados Unidos.

“Abbott Elementary não é fútil nem cínica em seu tratamento de questões sistêmicas importantes, um ato de equilíbrio impressionante que realmente merece a aclamação que recebe”, diz Alison Herman, do site norte-americano The Ringer.

Confira o trailer da segunda temporada de “Abbott Elementary”:

Sair da versão mobile