Ciência

Açaí emagrece? Confira os principais benefícios da planta amazônica

Nativo da região amazônica, fruto tem antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais; entenda se o açaí realmente emagrece
Imagem: Wikimedia Commons/ Reprodução

Não há receita milagrosa para o emagrecimento. Porém, existem alguns alimentos tão ricos em nutrientes que parecem poder ser auxiliares nesse processo. Dado sua fama como “superalimento”, muitas pessoas buscam entender se o açaí emagrece.

Em geral, os benefícios que ele promove ao organismo podem colaborar com o processo de emagrecimento. Mas, da maneira como é consumido em boa parte do Brasil (com muito xarope e açúcar), a polpa da fruta acaba se tornando bastante calórica.

Sobre a fruta

Nativo da floresta amazônica, o açaí (Euterpe oleracea) faz parte da cultura alimentar da população da região norte brasileira. Por lá, onde a fruta costuma ser consumida fresca, ele está para as refeições assim como o feijão está para outros lugares do Brasil, segundo o Idec. Dessa forma, compõem pratos com outros ingredientes como peixe e farinha.

No entanto, em outras regiões do país, o açaí ganhou uma versão adocicada e gelada. Em suco, cremoso ou em textura de sorvete, a polpa da fruta recebe a adição de xarope de guaraná, que deixa doce o sabor terroso típico do alimento. 

Além disso, em diversos postos de venda há opções de acrescentar outros itens ao alimento, que vão desde frutas complementares até leite condensado e a famosa paçoca.

O açaí no organismo

A ciência é clara: o açaí é rico em nutrientes como vitaminas B6, antioxidantes e minerais como cálcio e manganês. Embora a versão da fruta fresca tenha mais disponibilidade dessas substâncias, felizmente as opções congeladas também oferecem muitos dos mesmos benefícios nutricionais.

Em geral, as bagas da fruta estão repletas de antioxidantes, que auxiliam a proteger as células do estresse oxidativo. Isso significa evitar danos celulares que podem levar a doenças, como câncer e diabetes, por exemplo.

De acordo com um estudo publicado na revista Clinical Nutrition, o extrato de açaí tem maior capacidade antioxidante do que a vitamina C e a vitamina E. Na pesquisa, participantes que beberam 200 mililitros de suco de açaí por dia durante quatro semanas tiveram aumentos significativos nos níveis e na atividade antioxidante do organismo.

O mesmo aconteceu em um experimento de outro estudo, em que homens consumiram 400 gramas de polpa de açaí por dia durante 15 dias. Além disso, nesse caso o açaí também diminuiu indicadores de dano celular.

Outra ação importante do açaí é a antiinflamatória, uma vez que a fruta tem compostos que ajudam a reduzir os níveis sanguíneos de certas proteínas que estimulam a inflamação. Isso também ajuda a evitar processos que tendem a causar doenças.

Por fim, a quantidade de fibras presentes no fruto auxilia a saúde gastrointestinal. Em geral, as fibras alimentam as bactérias benéficas, parte da microbiota intestinal, e também mantém os movimentos intestinais regulares.

Na prática, o que isso significa?

Todos esses nutrientes trazem têm efeito importante para a saúde de uma pessoa. Por exemplo, pesquisas sugerem que o açaí pode ajudar a melhorar a taxa de açúcar no sangue, a pressão arterial e os níveis de insulina.

Além disso, o tratamento de quatro semanas com 200 ml de suco de açaí levou a um aumento de 7,7% nas concentrações de colesterol HDL.

Conhecido como colesterol bom, ele ajuda remover o excesso de colesterol do corpo e protege contra o acúmulo de gordura nas artérias, o que reduz o risco de doenças cardíacas e derrames.

De acordo com outro estudo, essa redução de risco de doenças cardiovasculares pelo açaí pode chegar até a 13%. No experimento em que participantes consumiram um smoothie à base da fruta com um café da manhã rico em gordura, eles tiveram melhorias significativas na função vascular, incluindo a eficiência do fluxo sanguíneo.

Mas e aí: açaí emagrece?

Ainda que todos os benefícios do açaí contribuam para a saúde do organismo e que o bom funcionamento do intestino possa contribuir para o emagrecimento, a perda de peso se dá quando uma pessoa exerce déficit calórico.

Ou seja, quando uma pessoa gasta mais calorias que consome. Isso depende de diverso fatores individuais do organismo, de forma que não dá para estabelecer uma única forma do processo ser feito.

Além disso, as diferentes maneiras de consumir o açaí fazem com que a quantidade de calorias que ele contém varie. Por exemplo, 100 gramas de fruta em seu estado natural tem cerca de 60 calorias.

Já a versão congelada e com xarope de guaraná pode conter aproximadamente 99 calorias. Ao adicionar complementos, como leite em pó e frutas, o valor calórico aumenta.

Dessa forma, o açaí emagrece quando faz parte de uma estratégia alimentar focada neste objetivo. Para isso, é essencial o acompanhamento de um profissional de saúde que conheça o funcionamento do organismo do paciente.

Em geral, quando ingerido de maneira controlada e dentro de uma alimentação saudável, o açaí emagrece e é um bom aliado para um corpo saudável.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas