_Tecnologia

Adeus, Chromecast! Google manda mais um gadget para o cemitério

A partir de agora, o Chromecast continuará à venda, mas não terá estoque reposto e será substituído pelo TV Streamer, novo dispositivo inteligente

Google Chromecast

O Google anunciou nessa terça-feira (6) o fim de uma era: deixará de produzir o Chromecast, dispositivo usado para tornar as TVs inteligentes.

A partir de agora, o Chromecast continuará à venda. Porém, não terá estoque reposto. Ele será substituído pelo TV Streamer, novo dispositivo inteligente para encorpar sua experiência na TV.

Assim, o TV Streamer terá uma construção mais robusta e com funcionalidades mais completas. De acordo com o Google, ele será lançado em setembro deste ano e não tem previsão de chegada ao Brasil.

O sistema do TV Streamer permite controlar câmeras, luzes e termostatos ligados à rede do Google Home. Além disso, o dispositivo também usará inteligência artificial para dar sugestões de conteúdo em várias plataformas e exibir resumos e avaliações de outros usuários sobre séries.

Quanto ao preço, os interessados terão que desembolsar US$ 100 (R$ 563) para adquirir o item. Atualmente um Chromecast custa cerca de R$ 200.

Segundo o Google, os modelos atuais do Chromecast receberão updates por mais algum tempo. Assim, incluindo a “Home Runtime”, função que permitirá usar o dongle como um hub para dispositivos inteligentes com suporte ao padrão Matter.

História do Google Chromecast

Quando o Chromecast foi lançado em julho de 2013, causou uma sensação que se repetiria com a da estreia do Amazon Echo no ano seguinte. Uma peça de tecnologia que inicialmente parecia desnecessária e supérflua, muito simples e básica para ser de qualquer utilidade real. Por que exatamente precisamos disso?

Cerca de 100 milhões de unidades do Chromecast já foram vendidas. Foto: Google/Reprodução

A resposta rapidamente se tornou óbvia: o Chromecast evitava as interfaces inchadas e lentas das smart TVs época para transmitir conteúdos de um smartphone, tablet ou laptop de forma rápida (e acessível) para uma tela maior na mesma rede Wi-Fi.

Assim, o inteligente dongle superou as Apple TVs e Rokus da época em preço e simplicidade. O sucesso foi tanto, que em 11 anos de existência da família de dispositivos, cerca de 100 milhões de unidades do Chromecast foram vendidas.

Sair da versão mobile