Tecnologia

Adobe desiste de comprar a Figma por problemas regulatórios; saiba mais

Gigante dona de plataformas como Photoshop, Premiere e Illustrator precisará pagar uma indenização de US$ 1 bilhão pela quebra dos termos do acordo
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Adobe desistiu do acordo de aquisição do Figma, uma plataforma gigante de design baseada em computação em nuvem. O negócio girava em torno de US$ 20 bilhões e foi abandonado em razão de restrições regulatórias impostas pela União Europeia e Reino Unido.

A exemplo do longo — e caótico — processo de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, autoridades reguladoras de mercado demonstraram preocupação. O foco é o estabelecimento de uma força com potencial de monopolizar o mercado de design e dificultar o crescimento de pequenas empresas do setor.

Agora, a gigante dona de plataformas como Photoshop, Premiere, Illustrator, entre outros, precisará pagar uma indenização. O valor será de US$ 1 bilhão à Figma pela quebra dos termos do acordo.

Recentemente, a Autoridade Britânica de Concorrência e Mercados (CMA), afirmou que a aquisição poderia afetar a inovação no mercado de design. Ou seja, o parecer do órgão é visto como um dos eventos decisivos para a decisão da Adobe de deixar o negócio, que foi anunciado em setembro do ano passado.

Dessa forma, além de UE e Reino Unido, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos também estava se preparando para investigar a fundo todas as implicações do negócio no mercado.

“Infelizmente, após mais de um ano de envolvimento com essas agências, ambas as empresas concordam que não há um caminho claro para receber as aprovações regulatórias necessárias e concordaram em rescindir mutuamente o acordo de fusão”

Após o veredito ser divulgado, a Adobe alegou que não seria possível encontrar uma solução que preservasse todos os benefícios do acordo, por este motivo, optou pela saída do acordo.

Por fim, em nota a Adobe afirmou que agora é hora de “olhar para a frente”. E, assim, comemorar as inovações e conquistas realizadas ao longo deste ano. A plataforma ainda completou que procura formas de trabalhar juntamente com a Figma posteriormente para atender as necessidades de seus clientes.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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