A Adobe vai parar de desenvolver o Flash para dispositivos móveis, mas em desktops ele continua firme, certo? Nem tanto. A empresa anunciou esta semana que vai doar o SDK do Flex – usado para criar webapps baseados em Flash e voltados para desktop – e o site The Verge ouviu rumores de que “a medida é parte de uma reorientação mais ampla, que vai culminar com o cancelamento do Flash no desktop também”.

O Flex SDK será doado para a Apache Software Foundation, onde ele continua como um projeto independente da Adobe. O Flex SDK era oferecido em código aberto desde 2008, e agora vai para a Apache, mesmo lugar onde o Google Wave foi morar há um ano. Mas cadê o Apache Wave? Ele não apareceu até agora.

Quanto ao suposto fim do Flash, não duvidava que a Adobe faria isso uma hora ou outra: a própria Adobe reconhece que “o HTML5 é o futuro”. Mas o HTML5 ainda não está bem estabelecido ainda, e o Flash pode acabar antes do esperado? Isso ainda é boato, então é esperar para ver. [Adobe via The Verge]

Imagem adaptada de original por Lim Heng Swee via Woot