Adobe lança Express e Firelfy, novos apps com IA para design em nuvem
A Adobe acaba de lançar novas plataformas que usam IA (inteligência artificial) para facilitar a criação de usuários amadores em design. Estamos falando de uma reformulação no “Adobe Express” (antes Adobe Sparks) e do “Firefly“, que gera imagens a partir de comandos de texto.
A companhia anunciou os novos produtos na conferência Adobe Summit, na terça-feira (21). Eles já estão disponíveis para assinantes do Creative Cloud, a partir de R$ 124 mensais. Veja os detalhes a seguir.
Adobe Firefly
É a nova ferramenta de IA generativa do Adobe Experience Cloud, lista de produtos para marketing online. Com um modelo treinado a partir de milhões de imagens profissionais do Adobe Stock (e outras de domínio livre), a ferramenta deve gerar imagens com valor comercial real.
Isso porque, segundo a Adobe, os robôs não criam imagens baseadas em conteúdos específicos de artistas, pessoas ou marcas. Essa é uma das principais críticas sobre IAs generativas como DALL-E e Midjourney, que criam imagens muito parecidas (quando não praticamente idênticas) a outras que já existem originalmente.
O Adobe Firefly está disponível em versão beta pública com duas ferramentas: um gerador de imagens e um gerador de efeitos de arte e palavras. Os dois funcionam através de comandos de texto.
Segundo a companhia, o Firefly também será incorporado aos fluxos de trabalho da Creative Cloud, Document Cloud e Adobe Express em breve. No futuro, a Adobe deve disponibilizar o mecanismo através de APIs em várias plataformas.
Adobe Express
O Adobe Express tem a mesma premissa que o Canva: é uma plataforma para criar designs na nuvem. Ele oferece layouts editáveis e um leque de ferramentas para criação e edição básica no plano gratuito, e mais avançadas na assinatura pessoal ou corporativa.
Assim como o Canva, também é possível criar fluxos de trabalho colaborativos no plano pago. Integrantes corporativos podem incorporar designs da empresa, como logos e identidade visual, sem a necessidade de fazer downloads manuais, assim como usar fontes e imagens da Adobe.
A capacidade de armazenamento é de 1 TB para empresas e 100 GB para indivíduos. Há acesso ao Photoshop Express. No Brasil, a licença para uso individual sai por R$ 43 mensais.
Mais novidades
A Adobe também otimizou o Sensei GenAi, que aproveita de vários LLMs (grandes modelos de linguagem), como Microsoft Azure e FLAN-T5, para gerar imagens para necessidades comerciais exclusivas.
Uma atualização do Adobe Product Analytics, na Experience Cloud, vai unificar análises sobre a jornada do cliente desde o marketing até o produto. “Pela primeira vez, as equipes focadas nas experiências do cliente podem se beneficiar de uma visão unificada do cliente e colaborar perfeitamente em toda a organização”, anunciou a companhia.
E, por fim, o Adobe Experience Manager também ganhou novas funções. O gerenciamento de conteúdo atualizado vai permitir que equipes atualizem os sites e apps da empresa rapidamente, apenas com ferramentas de texto ou planilhas.
O programa também usa o Sensei AI para analisar e recomendar mudanças em conteúdos que podem afetar o desempenho do produto entre diferentes públicos.