Ciência

Cientistas descobrem fóssil mais antigo de girino gigante na Argentina

O fóssil do girino de 16 centímetros pertence a uma espécie de sapos-gigantes extinta há milhões de anos.
Imagem: Gabriel Lió/X/Reprodução

Durante uma busca por fósseis de dinossauros na Argentina, cientistas esbarraram no fóssil mais antigo de um girino gigante. Em um estudo publicado na revista Nature, na última quarta-feira (30), os cientistas revelaram que o fóssil de girino tem 161 milhões de anos.

Desse modo, o fóssil quebrou o recorde de fóssil mais antigo de girino. O recordista anterior tem cerca de 20 milhões de anos e o mais antigo de sapos adultos tem 217 milhões de anos.

Os cientistas descobriram o fóssil de girino em um arenito, em janeiro de 2020, após muitos dias de escavação na Patagônia, conforme revela a coautora do estudo, Mariana Chuliver, bióloga argentina.

Fóssil de girino gigante é o mais antigo do mundo 

No sedimento, os cientistas encontraram partes do crânio e da espinha do girino, bem como impressões de seus olhos e nervos. Após análises, a equipe de cientistas argentinos e chineses revelou que o fóssil de girino é o mais antigo do mundo.

Além disso, segundo Chuliver, o fóssil também é o mais preservado da espécie, sendo útil para estudar a evolução desses anfíbios.

O fóssil da Argentina pertence à espécie Notobatrachus degiustoi, que, de acordo com o estudo, são classificados como gigantes.

Portanto, o girino de 16 centímetros é um filhote de um sapo-gigante extinto há milhões de anos, que, aliás, é o sapo do período jurássico mais famoso e preservado.

Na evolução, o gigantismo é o resultado de espécies se tornando maiores em relação aos seus ancestrais menores.

De acordo com o estudo, o fóssil de girino que os cientistas encontraram na Argentina revela que a espécie é uma das poucas da ordem Anura com girinos e sapos-gigantes. Este fóssil tem o mesmo tamanho de algumas espécies adultas, segundo os cientistas.

Por fim, os cientistas apontam que o fóssil é bastante similar aos girinos atuais, com remanescentes dos sistemas de guelras dos girinos para peneirar partículas de comida na água.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas