Tecnologia

Agora vai? Como o Threads está ressurgindo das cinzas

A plataforma, uma das principais concorrentes do X (ex-Twitter), foi um dos 10 aplicativos mais baixados em plataformas móveis do último mês
Imagem: Freepik/Reprodução

O Threads aproveitou a insatisfação com os rumos tomados pelo X, o antigo Twitter, e atingiu números impressionantes em seu lançamento, com 2 milhões de usuários em apenas duas horas e 100 milhões só nos primeiros 5 dias, batendo recorde históricos de plataformas de internet.

No entanto, passado o “hype” inicial, o microblog do Instagram começou a registrar uma queda vertiginosa no número de downloads e de pessoas ativas, assim como outras plataformas que também aproveitaram o aumento na procura por alternativas à então rede do pássaro azul — como o Mastodon, por exemplo.

Nos últimos meses este cenário está mudando gradativamente, uma vez que o Threads voltou a registrar um número expressivo de downloads nas principais lojas digitais móveis. Segundo um levantamento realizado pela Appfigures, o Threads esteve no ranking dos dez aplicativos mais baixados do Android e iOS no mês de dezembro.

Somando os 12 milhões de downloads na App Store e os 16 milhões na Google Play Store, o aplicativo foi o sexto mais baixado no período de 1 a 31 de dezembro. Os dados revelam que a rede social de textos curtos da Meta segue viva e capaz de brigar em popularidade com outras aplicações de redes sociais com grande base de usuários, como Telegram e Snapchat.

Atualmente a plataforma conta com 160 milhões de usuários e dá sinais de que voltou a crescer. A Meta adotou uma posição mais contundente nos últimos meses, inclusive exibindo anúncios de publicações virais do Threads no Facebook, plataforma onde conta com maior base de usuários.

X ainda luta para cair nas graças do público após mudança de marca

Por outro lado, o concorrente X ainda segue sofrendo os impactos de seu agressivo rebranding realizado no início do segundo semestre do ano passado. Muitas pessoas ainda preferem se referir à rede social pelo seu nome antigo, mesmo tendo total ciência da mudança que a marca sofreu.

Imediatamente após o reposicionamento, o X viu seus downloads caírem rapidamente. Como tentativa para tentar estancar o problema, os desenvolvedores adicionaram a inscrição “anteriormente Twitter” na descrição do aplicativo nas lojas digitais, mas a ação não surtiu muito efeito.

Enquanto o Threads está entre os 10 mais populares , a plataforma controlada pelo bilionário Elon Musk aparece na 36º posição entre os mais baixados.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas