O app BeReal está em alta. Apontado como um potencial rival do Instagram, o aplicativo preza pela autenticidade, permitindo que o usuário poste apenas uma foto por dia e sem o uso de ferramentas de edição ou filtros.

Lançado em janeiro de 2020, na França, o app teve um aumento de 315% no número de usuários ativos desde o início deste ano, segundo a Apptopia. Além disso, um relatório de março da data.ai apontou que o BeReal já está em 4º lugar no ranking de aplicativos mais baixados nos Estados Unidos, Reino Unido e França, ficando atrás do Instagram, Snapchat e Pinterest.

Este mesmo relatório também mostra que o aplicativo é popular entre o público das gerações Y e Z. Porém, alguns usuários já se mostraram preocupados com a privacidade, pois o BeReal poderia acumular dados sobre as rotinas diárias das pessoas.

A vida como ela é

O BeReal se autodenomina como a “primeira plataforma espontânea e imprevisível”, indo contra a maré das redes sociais superproduzidas. “Fica muito cansativo e exaustivo para as pessoas constantemente percorrerem o Instagram e ver as pessoas tendo essas vidas perfeitas”, disse a escocesa Errin Mathieson à NBC.

Diariamente, em horários variados, todos os usuários do BeReal são notificados simultaneamente para captar e compartilhar uma foto não editada de si mesmos em um prazo máximo de dois minutos. Isso evita que a foto seja feita de forma planejada.

O aplicativo também solicita que o usuário tire a foto com a câmera frontal e a de selfie ao mesmo tempo. A ideia aqui é dar uma visão mais completa e sem filtros do que os usuários estão fazendo realmente em suas vidas diárias.

Caso o usuário perca a janela de postagem de dois minutos, ele tem a opção de refazer a foto e postar com atraso, porém, os seguidores dele serão alertados sobre isso. Já os usuários que não postam nada também não podem ver o que seus amigos publicaram.

O objetivo da plataforma é criar um ambiente livre de julgamentos, onde as pessoas possam ser mais realistas e genuínas, sem qualquer tipo de edição. “É realmente no impulso do momento, então você sente que está realmente vendo o que seus amigos estão fazendo em um momento específico”, afirmou a jovem Chapel Hill, dos EUA, em entrevista à Time.

O BeReal está disponível para dispositivos Android e iOS.