Se inspirando no capacete F-35 Demon, que mapeia múltiplas fontes de vídeo em um espaço 3D, uma equipe da Carnegie Mellon University criou um sistema automobilístico de realidade aumentada com o objetivo de enxergar através de qualquer obstáculo massivo para evitar colisões.

O sistema captura vídeo de duas câmeras e os mistura em um só, criando a ilusão de se estar enxergando através de uma parede ou objeto. Um sistema de processamento de vídeo compara o sinal de uma das câmeras (instalada no carro) com o da outra (instalada na rua). O software identifica os pontos em comum entre os dois sinais e distorce o vídeo da câmera na rua para casar certinho com o que a câmera do carro (e o motorista) está vendo. O vídeo em perspectiva que resulta dessa distorção é então projetado diretamente no parabrisa, permitindo ao motorista enxehar através da esquina de um modo natural.

A equipe, liderada por Yaser Sheikh, acredita que o sistema possa ser facilmente implementado utilizando as redes de câmera CCTV existentes em muitas grandes cidades.

Que bom que tem alguém pensando em como tornar as CCTVs úteis para todos. Por outro lado, eu fico me perguntando por que as pessoas gastam tempo trabalhando nesse tipo de coisa e ninguém se puxa pra tornar algo como o iNaked (NSFW) real. Vamos lá, gente! Prioridades! [New Scientist]