Água reciclada de banheiro para fazer cerveja? Startup apoiada por Bill Gates prova que sim

Água de esgoto tratada pode ser mais limpa do que a usada em cervejarias, diz CEO da Epic Cleantec. Veja o vídeo de como cerveja é fabricada
Água reciclada de banheiro para fazer cerveja? Startup apoiada por Bill Gates prova que sim
Imagem: Engin Akyurt/Unsplash/Reprodução

Fifteen Fifty é um prédio novinho de 44 apartamentos e vidros espelhados que ultrapassa em altura todos seus vizinhos no bairro de SoMa, na cidade de São Francisco, nos EUA. Todo dia, ele produz 7.500 galões de água cinza, vindas do chuveiro e da lavanderia de seus moradores. Agora, essa água está virando cerveja.

Pode parecer nojento. Mas a água suja que se transforma na cerveja “Epic OneWater Brew” passa, claro, por um tratamento para reutilização. Depois, é testada em laboratório para que se confirme sua potabilidade.

O pessoal da Epic Cleantec, startup que até então recolhia a água do prédio para outros fins, afirma que a água pode ser mais limpa do que a usada normalmente em cervejarias.

A Epic surgiu em 2015, três anos depois de seus fundadores receberem financiamento da Fundação Bill e Melinda Gates, a partir do “Desafio Reinvente o Toalete”. A organização estimula a criação de tecnologias que “gerenciem de forma segura e eficaz os dejetos humanos”.

A empresa trabalha com sistemas de reutilização e tratamento de água, mas se juntou recentemente à Devil’s Canyon Brewing Company, também de São Francisco, para produzir a cerveja.

fotografia de uma lata da epic onewater brew ao lado de uma caneca com a cerveja

As latinhas da Epic OneWater Brew, ainda não comercializada, têm uma ilustração do prédio Fifteen Fifty no rótulo. Imagem: Epic Cleantec/Divulgação.

Trata-se de uma cerveja ao estilo kölsch: uma bebida clara e leve, geralmente com um toque frutado sutil e picante. Entre as pessoas que experimentaram e compartilharam opiniões sobre a Epic Brew está o jornalista Nicolas Vega, da CNBC. “Eu tenho que admitir que a bebida tem gosto de cerveja normal”, ele disse. “Se você é fã de cervejas estilo Kölsch, provavelmente vai gostar desta cerveja.”

Tratamento da água e comercialização

A Epic Cleantec coleta a água usada do Fifteen Fifty – que, em um ano, somam 2,7 milhões de galões. Posteriormente, passa o líquido por um sistema com uma série de “membranas de ultrafiltração”, que são mil vezes mais finas que um fio de cabelo humano. Segundo a startup, depois que estas membranas filtram as impurezas da água, ela é desinfetada com luz ultravioleta.

Segundo Aaron Tartakovsky, CEO da Epic Cleantec, um laboratório terceirizado avalia o produto final, com o objetivo de atestar que ele atende ou excede os padrões federais de qualidade para água potável. Só então a água vai para a cervejaria Devil’s Canyon.

Você pode conferir o processo de fabricação da bebida na vídeo abaixo:

A cerveja ainda é um produto de demonstração: Epic e Devil’s não podem vender a cerveja por questões legais. Os estados da Califórnia, Colorado e Flórida estão formulando regulamentações para a transformação do esgoto em água potável. Por enquanto, apenas Texas e Arizona legalizaram o produto em torneiras públicas. Vendê-la é outra história.

Contudo, ao The Guardian, Tartakovsky afirma que não há problema em transformar água de banheiros e lavanderias em água segura para consumo. “O verdadeiro desafio é garantir que estamos na mesma página com os reguladores.”

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas