“Air: A História Por Trás do Logo” mostra como Michael Jordan virou a cara da Nike

Dirigido por Ben Affleck e com Viola Davis como a mãe do jogador de basquete, o longa conta a história da criação dos tênis Air Jordan, e estreia dia 6 de abril. Confira o resumão do Giz Brasil
Air
Imagem: Reprodução/Warner Bros.

Nada como ser visionário! Em 1984, um executivo chamado Sonny Vaccaro convenceu a Nike a assinar um contrato milionário de cinco anos com Michael Jordan, ainda um jovem estreante na NBA, mesmo tendo Larry Bird e Magic Johnson como grandes ícones. Depois, a empresa apostou pesado no jogador e criou a marca de tênis com seu apelido: o famoso “Air Jordan”

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Essa é a ideia do filme “Air: A História Por Trás do Logo”, baseado em fatos reais, com a história da parceria entre a Nike e Michael Jordan, para criação da linha de tênis Air Jordan. O longa é dirigido por Ben Affleck. É estrelado por Matt Damon, Viola Davis, Chris Tucker, Jason Bateman, Marlon Wayans, e até o próprio cineasta na pele de Phil Knight, milionário e cofundador da Nike. 

A produção chega ao Brasil no dia 6 de Abri. Contudo, o Giz Brasil foi convidado pela Warner Bros. para assistir antes. Em síntese, essa é uma história da Nike. Por mais que Michael Jordan esteja envolvido, o foco é outro. Gira em torno de como a empresa especializada em tênis de corridas entrou no mundo do basquete e conquistou uma receita bilionária. 

Uma história da Nike

O filme começa mostrando o comercial da empresa procurando estrelas do basquete para apostar, investir e patrocinar. Com concorrentes como Adidas, Converse e Puma, o mercado está acirrado. E aí que conhecemos Sonny Vaccaro (Matt Damon). Ao contrário dos outros funcionários, ele acredita muito no potencial de Michael Jordan, e está disposto a investir tudo — até arrisca sua carreira pela causa. 

Neste cenário do mundo corporativo esportivo, o plano de fundo é uma empresa ambiciosa que está no fundo do poço comparada aos seus concorrentes. E busca a todo custo vencer nesse mercado.

Como a história se passa nos anos 1980, referências da época não faltam: fitas de videocassete, carros antigos e o telefone com fio. E, claro, a trilha sonora é composta por músicas populares da época. 

A trama de “Air” mostra exatamente como é esse mercado: competitivo, exigente, e visando o lucro acima de tudo. Talvez por isso, mal vimos o rosto ou ouvimos a voz do astro Michael Jordan. 

Além disso, a busca incansável de Sonny para contratar Jordan o leva aos seus pais, em particular à poderosa e dinâmica mãe, Deloris, vivida por Viola Davis. Ela desempenha um papel fundamental na negociação entre a Nike e Michael. Afinal, ele era um novato e mal tinha estreado na NBA. Ainda na Carolina do Norte, ela enxerga o potencial gigantesco do filho e não quer deixar a empresa lucrar sozinha com o nome da família. 

Jordan revolucionou a indústria 

Por isso, a personagem de Viola Davis exige da Nike que dê uma porcentagem das vendas de toda a linha Air Jordan para o jogador. Apenas para ilustrar rapidamente a importância deste acordo: em 2022, a marca Jordan teve um faturamento de 5,1 bilhões de dólares. Como Michael tem direito a 5% destas receitas, ele recebeu cerca de 255 milhões de dólares. Isso é mais do que o dobro do salário que ele ganhou em toda a sua carreira como jogador, ou seja, 90 milhões de dólares.

Na época em que o primeiro Air Jordan foi lançado, as previsões da Nike apontavam para a venda de cem mil pares no primeiro ano. No entanto, os calçados foram um verdadeiro “boom”: em apenas um mês venderam mais de 450 mil pares. Não é à toa que hoje, um modelo Nike Air Jordan 1 “Legends of Summer Black” está avaliado em 6.400 euros (cerca de 35,5 mil reais).

A concorrência pesada

A trama ainda apresenta o sucesso de marcas como Adidas e Converse na época, concorrentes diretas da Nike. Sobretudo, o passado dessas marcas é explorado. Até fazem piadas sobre o fundador da Adidas ser nazista, e a bagunça por não ter um único gestor para tomar decisões. Vale lembrar que na época, ambas as empresas já tinham ídolos contratados. Por isso, a Nike estava em busca do seu “garoto propaganda” para concorrer de igual para igual.

O roteiro é muito bem feito. É possível entender a história de “Air” mesmo sem ser um fã ardoroso de basquete. Matt Damon dá um show de atuação, assim como Viola Davis. A se destacar bastante a falta de uma maior presença de Michael Jordan no contexto. O que se vê muito são porta-vozes falando por ele, como o agente e a mãe. Um destaque positivo é o uso de imagens de jogos, crucial para a trama ficar completa. 

Apesar de ser um filme-documentário, números ou estáticas não são apresentadas a todo momento, tornando “Air” mais dinâmico. Entretanto, a relação entre Jordan e Nike mostra como o mundo esportivo e o marketing neste setor foram revolucionários na época. Por outro lado, romantiza o mundo corporativo e o excesso de trabalho em busca de bons resultados. 

Por fim, vale ir aos cinemas e tirar suas próprias conclusões. “Air: A História Por Trás do Logo” chega no Brasil dia 6 de Abril. Veja o trailer da produção.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

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