Cientistas da computação dizem ter criado um algoritmo que basicamente encontrou a solução para uma versão do Texas Hold ‘em, e garantem que ele vence qualquer concorrente humano no longo prazo. Não acredita? Então jogue você mesmo com o programa – basta clicar neste link.

O programa Cepheus joga um jogo praticamente perfeito de pôquer heads-up, uma variante do conhecido Texas Hold ‘em na qual há apenas dois jogadores e um número fixo de tamanhos e aumentos de apostas. Isso ainda permite 3,16 × 10^17 situações diferentes de jogo.

Resolver completamente um tipo de pôquer deixou cientistas da computação impressionados. Outros jogos já foram resolvidos, como damas ou Lig 4, mas neles cada ação passada está clara e explícita no tabuleiro de jogo. O pôquer, no entanto, é um jogo com informação imperfeita: ou seja, você não conhece as cartas do seu oponente.

O Cepheus é capaz de aprender com seus erros do passado, e atingiu seu elevado status atual jogando bilhões e bilhões de vezes contra si mesmo. Ele pode até mesmo blefar! Para quem estuda teoria dos jogos, o Cepheus poderia ser a chave para encaixar situações da vida real em modelos teóricos – incluindo negociações ou leilões onde a informação é imperfeita.

Mas ei, você quer saber se consegue vencê-lo no pôquer. Claro que é possível vencer o Cepheus em partidas individuais, dado que o jogo envolve um elemento de sorte em cada mão distribuída. Mas, a longo prazo, o computador irá quase sempre sair na frente. Seus criadores dizem que há uma pequena margem de erro, mas é tão pequena que é praticamente desprezível.

Assim, sem mais delongas, diga olá a Cepheus: [Cepheus via University of Aberta via Nature]

Foto por Kucher Serhii/Shutterstock