Se a etiqueta de U$199 no modelo slim do Xbox 360 com 4GB te deixou empolgado, aqueles que já compraram o jogo Halo: Reach em busca de uma jogatina online em multiplayer estão descobrindo de forma cruel que você recebe por aquilo que você pagou mesmo.

O assíduo leitor do Kotaku, Captain Fuzzy, revelou o problema para nós ontem. Depois de comprar sua cópia do Halo: Reach, ele decidiu começar um jogo online em campanha com amigos, para tristemente descobrir que seu console de 4GB não era capaz disso.

“Quando eu tentei entrar no jogo, nós recebemos a mensagem “Um ou mais jogadores não tem o disco rígido necessário para esse tipo de jogo”. Aparentemente, o Xbox 360 slim de 4GB não permite a jogatina online no modo cooperativo porque ele tem uma “Unidade de Memória”, e não um HDD. Porém, mesmo colocando um pen drive de 16GB na porta não adiantou nada, eu continuei recebendo a mensagem de “disco rígido é necessário”. Eu pude jogar online nos jogos contra outros jogadores, mas campanhas em cooperação ou cenários de tiroteio estão bloqueados para mim.”

A seção de suporte no Xbox.com deu informações sobre o problema do Captain Fuzzy, dando a seguinte resposta:

Um ou mais jogadores não tinham um HD certificado do Xbox 360 conectado ao console. Alguns aspectos de multiplayer do jogo Halo: Reach necessitam um HD certificado do Xbox 360. 

Apesar de minha cópia do jogo não comentar a obrigatoriedade de um HD, ele tem um trecho que diz que “características e requisitos podem ser alterados sem aviso prévio”, o que efetivamente salva a pele da Microsoft nessa situação.

A única solução para os jogadores de Halo: Reach por enquanto é comprar um HD para o Xbox 360 slim, que é vendido por cerca de U$130. O que joga o preço total do aparelho para U$330, cruéis U$30 a mais do que comprar de uma vez o Xbox 360 slim de 250GB. Uma tristeza para os que queriam economizar.

E enquanto estamos discutindo uma questão tão depressiva do jogo, nós estamos recebendo relatos de discos com problemas que estão sendo profundamente discutidos em um tópico no site Bungie.net. Obrigado Jackson, Bill, e todos que nos enviaram os relatos do problema.