Tecnologia

Alívio: usina que poderia derrubar internet no Brasil será movida de lugar

Projeto que poderia afetar cabos submarinos de internet que chegam ao Brasil será construída em ponto mais distante
Imagem: Divulgação/Cagece

Nesta semana, o governo do Ceará anunciou que o projeto da usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza, vai mudar de lugar. O motivo é para impedir que a usina afete os cabos submarinos que chegam por lá, o que poderia provocar um apagão da internet no Brasil.

whatsapp invite banner

A obra foi alvo de protesto de empresas de telecomunicações. Isso porque a captação de água no fundo do mar poderia romper os cabos, responsáveis por 99% do tráfego de dados do país, segundo a associação TelComp.

O governo local pretende construir a usina ainda na mesma praia, mas o local ficará a cerca de 1 km de distância do ponto inicial.

Além disso, a estrutura de captação das águas do mar também vai ser deslocada. No local anterior, o governo estadual prevê instalar um centro de ensino tecnológico, segundo o G1.

Sobre a usina de dessalinização em Fortaleza

O projeto de usina de dessalinização foi anunciado em 2017. Já a previsão de conclusão das obras é para o primeiro semestre de 2026.  De acordo com a Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente), o projeto terá a licença de instalação e início do projeto até o mês de julho.

A ideia do governo cearense é usar a usina para combater a seca no estado. Para isso, ela transformaria a água salgada do mar em água potável, ajudando no abastecimento da população. Aliás, um dos motivos para a escolha do local é que o bairro tem uma das águas mais limpas da orla de Fortaleza. Isso facilitaria o processo de dessalinização, tornando-o mais barato.

Um dos pontos do Brasil mais próximos da Europa, a Praia do Futuro é um dos lugares que primeiro recebem cabos de fibra óptica vindos do continente europeu. De lá, eles vão para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como outros países da América Latina.

Leia também no Giz Brasil: 1 em cada 4 celulares vendidos no Brasil é ilegal; veja o campeão.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas