A Amazon anunciou a abertura de uma mercearia física, e o conceito parece bem legal. Não há caixas: você encosta seu smartphone em um detector quando estiver entrando ou saindo com as compras. Assim que deixar a loja, o pagamento é feito através da sua conta da Amazon.

Uma loja na Suécia não tem caixas humanos, e tudo é feito pelo smartphone



Chamada Amazon Go, a loja vai ser aberta em Seattle, nos EUA, no começo do ano que vem. Mas ela já está disponível para funcionários da Amazon e alguns beta testers.

Não está claro ainda como a tecnologia funcionar, e a Amazon pelo jeito não quer mesmo falar sobre isso por enquanto. Parece que um chip RFID nos produtos conversa com o seu smartphone para falar o que você está levando.

“Nossa experiência de compras sem caixas é possível com o uso das mesmas tecnologias adotadas por carros autônomos: visão computacional, fusão de sensores e aprendizagem profunda,” diz um comunicado da empresa. “Nossa tecnologia detecta automaticamente quando produtos são tirados ou devolvidos às prateleiras e os monitora por meio de um carrinho virtual.”

A tecnologia é legal, mas pode excluir muita gente. Afinal de contas, ter um smartphone não deveria ser uma exigência para entrar em uma mercearia.

Também dá para questionar um pouco quão bem a tecnologia funciona, já que novas tecnologias sempre podem apresentar falhas, e um bug de software pode permitir que algumas pessoas saiam da loja com itens sem pagar por eles, ou até mesmo pagar por coisas que não foram compradas.

Vamos precisar esperar a loja abrir ao público para saber se a nova visão de futuro de Jeff Bezos realmente pode substituir a forma como fazemos nossas compras atualmente.

[Amazon]