Segundo a Bloomberg, a Amazon vai anunciar em breve sua própria caixinha para streaming de vídeo.

De acordo com três fontes anônimas da Bloomberg, ela será lançada durante o quarto trimestre. Ele vai se conectar diretamente à sua TV (como de costume) e fornecer acesso tanto a vídeos sob demanda para comprar, como ao serviço Instant Video que acompanha a assinatura do Amazon Prime.

Este rumor surge logo após o recente lançamento de 14 pilotos originais de série na Amazon, que mostra o seu compromisso não só com vídeo, mas com conteúdo original. Faz sentido que a mesma empresa focada em criar dispositivos centrados em conteúdo, como o Kindle e o Kindle Fire, iria querer um pedaço do mercado set-top box também.

E dado que tudo na linha Kindle praticamente evita o lucro em hardware – o foco é ganhar no conteúdo – pode apostar que ele vai ser barato.

O mundo de caixas de streaming já está cheio de opções, então surge a pergunta: precisamos de mais um? Já temos a Roku, a Boxee Box, a Apple TV, consoles de videogame como o Xbox 360 e PS3…

Bem, primeiro que ele deve ser muito barato. E talvez ele tenha suporte a Netflix e semelhantes, se o Kindle Fire serve de parâmetro. Mas a contribuição da Amazon para o mercado provavelmente estaria em consolidar toda a experiência de streaming, desde a compra de conteúdo até sua exibição na TV, em um ecossistema fechado mas não impenetrável, provavelmente baseado em um fork do Android.

Não se sabe ao certo qual será o nome da nova caixinha, mas um “Kindle TV” se encaixaria muito bem no ecossistema iniciado pelo leitor de e-books Kindle e expandido com os tablets Kindle Fire. Quanto a todos os detalhes, teremos que esperar para ver. [Bloomberg]