A Amazon anunciou que a assistente de voz Alexa já está disponível no Brasil para usuários de PCs. O aplicativo roda nos sistemas Windows 10 e 11 e já pode ser baixado gratuitamente por meio da Microsoft Store.

Ao invocar a “Alexa”, o usuário pode pedir para ouvir músicas, consultar a previsão do tempo ou acionar timers. Com a assistente também é possível checar o calendário, criar lembretes ou ficar por dentro de notícias, tudo por meio de comandos de voz.

Segundo Talita Bruzzi Taliberti, country manager de Alexa na Amazon Brasil, o recurso possibilita que os usuários levem o dispositivo com a assistente inteligente para qualquer lugar, seja para diferentes cômodos da casa, seja levá-los para o trabalho ou em uma viagem. “A inteligência artificial é de fácil uso para todos, mesmo para quem não é muito ligado em novas tecnologias: você só precisa conversar com Alexa”, disse a executiva.

Alexa Modo Show

O aplicativo da Alexa para o Windows também conta com o “Modo Show”, que amplia a experiência interativa, fazendo a tela do PC mostrar dicas –por meio de mensagens e imagens– da mesma maneira como acontece em dispositivos Echo Show (disponível aqui). O recurso pode ser ativado por voz ou no botão “Modo Show” do app.

Assim como em outros dispositivos da Amazon, o aplicativo também permite controlar equipamentos de casa inteligente. Por exemplo, é possível pedir ao PC para apagar/acender as luzes ou acionar dispositivos que contam com tomadas inteligentes.

Sobre a privacidade, a Amazon ressalta que o aplicativo utiliza múltiplas camadas de proteção, incluindo a possibilidade de desativar o modo “mãos livres” –desabilitando a ativação por voz–, além de visualizar, ouvir e excluir gravações de voz.

Aplicativo permite levar a experiência da Alexa para os PCs
Aplicativo permite levar a experiência da Alexa para os PCs