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Amazon vai expandir sua loja de apps Android para quase 200 países – incluindo o Brasil

Há dois anos, a Amazon lançou sua Appstore para Android: uma loja alternativa onde desenvolvedores podem vender apps para qualquer dispositivo Android, inclusive os tablets Kindle Fire. No entanto, ela só funcionava em sete países. Agora, a Amazon decidiu expandir a Appstore para o mundo inteiro, e o Brasil pode ser um dos primeiros países […]

Há dois anos, a Amazon lançou sua Appstore para Android: uma loja alternativa onde desenvolvedores podem vender apps para qualquer dispositivo Android, inclusive os tablets Kindle Fire. No entanto, ela só funcionava em sete países.

Agora, a Amazon decidiu expandir a Appstore para o mundo inteiro, e o Brasil pode ser um dos primeiros países a recebê-la.

A Amazon anunciou que desenvolvedores podem escolher entre quase 200 países para distribuir seus apps – incluindo todos da América, Europa, Oceania e a maior parte da Ásia e África. São cerca de 80.000 apps no total.

A Appstore em si, por sua vez, estará disponível nesses países “nos próximos meses”. E o Brasil parece ter certa prioridade. Do blog oficial da Amazon:

… hoje também acrescentamos a função de precificar seus apps em CAD (dólares canadenses) e BRL (Reais). A função de enviar descrições localizadas também está disponível hoje para o Brasil (português), e estará disponível em breve para o Canadá (francês e inglês).

Qual a diferença da Amazon Appstore em relação ao Google Play? Há alguns diferenciais bem bacanas:

Fora isso, os apps rendem uma graninha à Amazon – que não precisa pagar nada ao Google – e compõem o ecossistema dos seus tablets Kindle Fire.

Mas dado que a Amazon estreou no Brasil, e que temos certa prioridade na Appstore, será que a Amazon quer lançar algum Kindle Fire por aqui? É possível, mas esse não parece ser o maior objetivo da empresa, por dois motivos.

Primeiro, a expansão da Appstore se dará em quase 200 países, e na maioria deles a Amazon não teria como vender seus tablets – já que não vende conteúdo, e o Kindle Fire é basicamente uma vitrine para e-books, músicas e vídeos.

Segundo, porque a empresa ressalta “novas oportunidades para rentabilizar seus apps na Amazon”. Ou seja, parece que eles querem ganhar dinheiro sendo um ecossistema global de apps, concorrendo contra o Google Play. Google vs. Amazon pode ser mesmo a briga do ano em 2013.

Perguntamos para a assessoria de imprensa da Amazon Brasil quanto ao lançamento da Appstore no Brasil, e atualizaremos o post com a resposta. [Amazon via Benedict Evans]

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