Tecnologia

AMD e Intel descobrem graves brechas de segurança em chips e divers

Falhas de segurança já foram corrigidas pela AMD e Intel, mas usuários devem atualizar os drivers e a BIOS manualmente.
Imagem: Pixabay/Reprodução

Tanto a AMD quanto a Intel descobriram diversas brechas de segurança em seus produtos, durante varreduras recentes. Enquanto as falhas da AMD afetaram processadores das linhas Ryzen, Athlon e Epic, os problemas da Intel se concentraram em softwares, como drivers de componentes.

Brechas da AMD atingem processadores Zen 1 a Zen 4

No caso da AMD, a empresa descobriu quatro brechas em processadores de arquitetura Zen, desde os primeiros modelos Zen 1, até os mais recentes Zen 4. A gigante dos chips liberou atualizações para diversas BIOS, mas nem todos os componentes foram corrigidos até o momento.

Segundo o site Tom’s Hardware, as falhas de segurança acontecem na interface SPI, que se conecta à memória responsável por armazenar a BIOS do sistema. Por isso, a AMD está trabalhando em correções diretamente no código das BIOS, conhecido como AGESA.

Em invasões, os hackers podem aproveitar as brechas para realizar ataques de negação de serviço (DDoS), alterar privilégios da máquina e até executar códigos arbitrários no computador. Porém, para isso, o invasor precisa ter acesso local ao sistema, dificultando o processo.

Para resolver os problemas, usuários de processadores AMD devem atualizar o AGESA quanto antes. Até o momento do fechamento desta matéria, a empresa já disponibilizou novas versões do código para quase todos os processadores das linhas Ryzen, Athlon e Epic.

Intel descobre 34 falhas em software e firmware

Já do lado da Intel, a empresa descobriu 34 brechas de segurança: 32 em softwares e duas em tipos diferentes de firmware. A companhia recomenda a atualização imediata dos drivers e controladores instalados no computador.

Ainda de acordo com o Tom’s Hardware, as 32 falhas em softwares afetam drivers de chipsets, Wi-Fi e outros componentes. Há ainda problemas em aplicativos como o Intel Extreme Tuning Utility (XTU), as ferramentas oneAPI e o Intel Unison. Segundo a Intel, as brechas também atingiram drivers de interface Thunderbolt.

A Intel já disponibilizou todas as correções necessárias para eliminar os bugs, mas o processo deve ser feito manualmente pelos usuários. Assim como a AMD, as brechas mais preocupantes exigiam acesso direto ao sistema de forma local ou por meio de permissões dadas pelo próprio administrador.

Como resolver as brechas de segurança da AMD e Intel

Nas duas situações, basta atualizar a BIOS ou os drivers específicos afetados pelas brechas de segurança para resolver o problema. Ambas as empresas recomendam manter o ecossistema atualizado.

Geralmente, as atualizações ficam disponíveis diretamente pelo Windows Update. Contudo, é recomendado baixar os arquivos manualmente para não perder muito tempo.

Para produtos da AMD, basta visitar o site de suporte, selecionar o produto desejado e baixar os arquivos mais recentes. No caso da Intel, a empresa também disponibiliza um site de suporte para fazer download dos drivers atualizados.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas